Evento no Campus Vitória discute acessibilidade e inclusão

Realizado na terça (9), o ‘Inclusão em Ação’ contou com roda de diálogo e vivência sensorial

Estudantes e servidores(as) do Campus Vitória de Santo Antão participaram, na última terça-feira (9), do Inclusão em Ação, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFPE (Proext). O evento itinerante tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a quebra das barreiras atitudinais e estimular os participantes a serem multiplicadores das questões relacionadas aos Direitos Humanos.

A programação teve início pela manhã, no prédio de Pesquisa e Extensão, com uma roda de diálogo, que contou com a participação dos servidores José Carlos e Andreza Wendell – revisores de texto em braille do IFPE – e Alaíde Cavalcanti, coordenadora de Políticas Inclusivas do Instituto. Em sua fala, José Carlos falou sobre a importância de uma convivência livre e harmônica, respeitando as diversidades e sem suprimir direitos.

A acessibilidade das pessoas com deficiência nos processos seletivos do IFPE foi abordada por Andreza Wendell, que ressaltou ainda o esforço do IFPE para aprimorar, cada vez mais, ações que assegurem a permanência dos estudantes. “A inclusão não é uma causa das pessoas com deficiência, mas sim uma causa de todos”, destacou Alaíde Cavalcanti.

No turno da tarde, para encerrar a programação, os(as) estudantes participaram de uma vivência sensorial. O evento foi realizado em referência à Semana da Pessoa com Deficiência.