Campus realiza palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

Evento também terá palestra sobre Álcool x Direção, com equipe da Operação Lei Seca

A prevenção ao câncer de próstata será tema de palestra, na próxima sexta-feira (30), no Campus Vitória de Santo Antão. A programação conta ainda com uma palestra sobre Álcool X Direção, com a equipe da Operação Lei Seca. O evento, promovido pelo Setor de Promoção da Saúde, acontece às 9h30, no auditório do prédio central e é aberto ao público em geral.

A palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata será proferida pela coordenadora de Saúde do Homem do município de Vitória de Santo Antão, Aline Vieira da Silva. A ação faz parte do Novembro Azul, mês mundial de combate a esse tipo de câncer, que mata um homem a cada 38 minutos no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Bebidas alcoólicas e acidentes de trânsito
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o álcool mata 3 milhões de pessoas a cada ano. 28% dessas mortes estão relacionadas a acidentes de trânsito, violência, suicídio e outros atos violentos. Os homens correspondem a três quartos do total de mortes ligadas ao álcool.

Promoção da Saúde
Desde de agosto deste ano, o setor de Promoção da Saúde do Campus Vitória de Santo Antão tem realizado ações preventivas voltadas ao público interno e externo. Em agosto foi realizado um evento em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, e, em setembro, foram realizadas palestra e apresentações artísticas sobre o Combate à Violência Contra a Mulher, tema escolhido pelos(as) estudantes.

Também em setembro foi realizado um evento para discutir o combate ao suicídio, através do Setembro Amarelo. Já outubro foi o mês de prevenção ao câncer de mama, quando foram realizadas diversas ações em referência ao Outubro Rosa.