Aquaponia e Monitoramento Ambiental são temas de conferências

Extensão e Sistemas Agroflorestais também serão abordados na programação desta terça-feira

O III Simpósio de Meio Ambiente e Sustentabilidade trouxe para o público discussões sobre Aquaponia e sobre Sistemas de Monitoramento Ambiental, na manhã desta terça-feira (20). As conferências foram realizadas no auditório do prédio central, e reuniram alunos e alunas de diferentes cursos e modalidades.

A conferência “Aquaponia: inovar para produzir” foi proferida pelo professor Willy Villa Nova, que apresentou as tecnologias sobre a produção integrada de hortaliças e peixes. Em seguida, Hélder Nogueira, diretor de Controle de Fontes Poluidoras, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), conduziu a conferência sobre “Sistemas de Monitoramento Ambiental”, em que explicou como é feito o monitoramento, em Pernambuco, de áreas como saneamento, balneabilidade, florestal, resíduo sólidos, entre outras.

A programação do Simpósio continua na tarde desta terça-feira com as conferências: “Extensão ou Comunicação? Reflexões (sempre) necessárias às ações transformadoras”, com a professora Andrea Alice da Cunha Faria – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e “Sistemas Agroflorestais: produção de alimentos aliada à recuperação de áreas degradadas”, com o professor Fernando Henrique de Lima Gadelha – IFPE Campus Cabo de Santo Agostinho.

Em frente ao prédio central, estão sendo realizadas feiras de produtos orgânicos e distribuição de mudas de espécies nativas.