IFPE Vitória inaugura bloco de graduações e estrutura de acessibilidade

Solenidade será realizada nesta quinta-feira, às 17 horas, no novo prédio do Campus

O Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) inaugura o bloco de Graduações e a estrutura de acessibilidade nesta quinta-feira (22). A solenidade acontece às 17 horas e contará com a presença da reitora do Instituto, professora Anália Ribeiro, do diretor-geral do Campus, professor Mauro França, além de gestores e toda a comunidade acadêmica.

O bloco das Graduações possui 2.730,42 m² de área construída. São quatro pavimentos, onde funcionarão 11 salas de aula, oito laboratórios, sala dos professores, copa, gabinetes, salas para coordenações dos cursos e para reuniões. Também haverá área de convivência, cantina e auditório, com capacidade para 146 pessoas. O prédio começou a ser construído em 2013, com previsão de investimento de R$ 4.356.763,57, mas foi suspensa com 68% de execução (correspondente a R$ 2.971.898,09). As obras para finalização foram retomadas em novembro de 2016, com o investimento de mais R$ 2.434.141,23. Assim, o bloco foi concluído com um investimento total de R$ 5.447.840,95.

“Em 2018 adquirimos, através da liberação de um TED, o equivalente a R$ 2 milhões em mobiliário e equipamentos para as salas de aulas e laboratórios, além do investimento de R$ 500 mil em material de Tecnologia da Informação, como computadores e projetores”, explica Isabelle Mendes, diretora do Departamento de Administração e Planejamento (DAP). O bloco atenderá aos cursos superiores de Bacharelado em Agronomia e de Licenciatura em Química.

ACESSIBILIDADE
Já as obras de adequação das estruturas do Campus Vitória às normas de Acessibilidade tiveram início em janeiro de 2018, com um investimento de R$ 1.332.990,68, recurso liberado pelo Ministério da Educação (MEC). As intervenções incluíram a construção e recuperação de calçadas, rampas, guarda-corpos e corrimãos, além de recuperação de elementos arquitetônicos, indicação tátil, adequação de sanitários, copas e esquadrias, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, entre outras, totalizando uma área de 4.726,71m². A obra foi finalizada em setembro, e o recebimento definitivo ocorreu no início deste mês.

Criado em 1954, o Campus Vitória de Santo Antão está localizado na zona rural do município, tem uma área total de 163 hectares e conta com mais de 35.000 m² de área construída. Hoje, usufruem deste espaço aproximadamente 1.300 estudantes, em cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio e Subsequentes nas áreas de Agroindústria, Agropecuária, Agricultura e Zootecnia, e nos cursos superiores em Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Química. Também são ofertados cursos de Manutenção e Suporte em Informática e de Agricultura, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA).

AULAS
Em virtude da solenidade de inauguração do bloco de Graduações e da estrutura de Acessibilidade, as aulas do turno da tarde da próxima quinta-feira (22) foram suspensas. As aulas dos turnos da manhã e da noite acontecerão normalmente, assim como o expediente administrativo.

Inauguração do Bloco de Graduações e estrutura de Acessibilidade
Data: 20/11/2018 (Quinta-feira)
Local: Bloco de Graduações do Campus Vitória de Santo Antão.