Prorrogadas as inscrições de bolsistas para AgroResidência

Candidatos(as) podem se inscrever até o dia 5 de março, pela Internet

Foram prorrogadas as inscrições para bolsistas de dois projetos do Campus Vitória de Santo Antão do Programa Residência Profissional Agrícola, fomentado pelo Ministério de Agricultura e do Abastecimento (MAPA). O prazo que terminaria na última quarta-feira (1º) foi estendido até o próximo domingo, dia 5 de março.

Os candidatos e as candidatas devem se inscrever através do preenchimento do formulário eletrônico, no link: https://forms.gle/8bmFcT1DdDz1EYce8 . A errata ao edital, com o novo cronograma, está disponível aqui.

Ao todo estão sendo ofertadas 18 vagas, distribuídas nos projetos: “Tecnologias sustentáveis e promoção da segurança alimentar no semiárido de Pernambuco por meio da Piscicultura e Aquaponia” (coordenado pelo professor José Carlos da Costa) e “Programa de Residência Profissional Agrícola – Capacitação Técnica para Fortalecimento da Aquicultura no Nordeste do Brasil” (coordenado pelo professor Reginaldo Florêncio da Silva Júnior), ambos projetos com cadastros ativos na Pró-reitoria de Pesquisa, PósGraduação e Inovação (PROPESQ) do IFPE.

O quadro com a distribuição das vagas pode ser consultado no item 6 do edital (nº 14/2023).

Podem participar do processo seletivo estudantes de cursos superiores e de cursos técnicos Integrados e Subsequentes do IFPE-Campus Vitória de Santo Antão.

Como se inscrever?
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O(A) candidato(a) deverá acessar o formulário disponível em: https://forms.gle/8bmFcT1DdDz1EYce8, no período de 27 de fevereiro a 1º de março. Além do preenchimento das informações, será necessário anexar os seguintes documentos:

a) Cópia de documento de identificação com foto;
b) Cópia do CPF;
c) Comprovante de que o/a candidato/a está regularmente matriculado no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão;
d) Histórico atualizado/final do curso com Coeficiente de Rendimento Acadêmico.
e) Currículo Lattes (link de acesso)

Qual o valor das bolsas?
O valor mensal da bolsa para estudantes de nível médio/técnico é de R$ 900,00, com carga horária semanal de 40 horas. Para alunos(as) de nível superior, é de R$ 1.200,00, com carga horária semanal de 40 horas. O pagamento será realizado em conta-corrente.

A vigência da bolsa será de 6 meses, com possibilidade de prorrogação de igual período condicionado à aprovação do orientador e coordenador do projeto.

O(A) candidato(a) que se inscrever para a vaga e não for contemplado(a) com bolsa será inserido(a) em um quadro de cadastro de reserva e poderá ser convocado enquanto o edital estiver em validade.

Como será a seleção?
Os inscritos e as inscritas no processo seletivo participarão de um curso básico de Aquicultura, com carga horária de 20h e ministrado pelos professores coordenadores dos projetos. Em seguida, os(as) participantes serão submetidos a uma prova. A nota final do candidato(a) será obtida através da média ponderada do somatório da nota da prova (peso 5), do coeficiente global do histórico escolar (média com a nota de todas as disciplinas cursadas, que terá peso 2,5) e do currículo (peso 2,5).

Serão considerados aprovados no processo seletivo, os/as candidatos/as que obtiverem média final igual ou superior a 6,0. O candidato aprovado e não classificado fará parte de uma lista de espera e poderá ser convocado em caso de surgimento vaga. Em caso de empate, terá preferência o candidato mais velho.

Recursos
Após a divulgação do resultado parcial, prevista para o dia 11 de março, o/a candidato/a que não concordar com a nota recebida poderá solicitar revisão. O prazo para o recurso será de um dia, considerando o dia da publicação do resultado parcial. O recurso deverá ser realizado por meio de envio de mensagem aos coordenadores dos projetos, para o endereço residenciaagricolaifpe@gmail.com.

Sobre o Programa AgroResidência
Promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do MAPA, o Programa de Residência Agrícola Profissional é destinado à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias na área de Aquicultura, no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado.

O programa visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira.

Onde encontrar mais informações?
Todas as informações sobre o processo seletivo estão no edital (nº14/2023), que você pode conferir no link abaixo.