Início do conteúdo

Evento consolida diálogo entre IFPE e UFPE em Vitória de Santo Antão

I Mostra Interinstitucional de Pesquisa e Extensão IFPE CVSA e UFPE CAV aconteceu nesta terça-feira (24)


Consolidar o diálogo entre as instituições, conhecer os trabalhos desenvolvidos por cada uma delas e pensar futuras parcerias. Esses são alguns dos resultados que os campi do IFPE e da UFPE em Vitória de Santo Antão buscam com a realização da I Mostra Interinstitucional de Pesquisa e Extensão IFPE CVSA e UFPE CAV que acontece nesta terça-feira (24), no auditório do prédio de Graduações do IFPE-Campus Vitória. 

Fruto da relação entre Coordenação Geral de Extensão do IFPE-Campus Vitória e o Núcleo de Pesquisa e Extensão da UFPE-CAV, o evento teve início pela manhã, com uma cerimônia que reuniu estudantes, docentes, administrativos e gestores das duas instituições. Na mesa de abertura, todos abordaram a importância do evento para a aproximação das Instituições de Ensino para a realização de trabalhos de Pesquisa e Extensão que beneficiem os cidadãos e as cidadãs e contribuam para o desenvolvimento de Vitória de Santo Antão. 

“Essa Mostra nasce de uma relação muito frutuosa que está sendo desenvolvida através do projeto de Fitoterápicos (Implantação da assistência farmacêutica em Fitoterapia, no município de Vitória de Santo Antão) e tenho certeza que a partir deste evento mais relações e mais parcerias serão criadas”, disse Renato Santos, coordenador-geral de Pesquisa e Extensão do Campus Vitória. A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da UFPE-CAV, Mariana Fernandes, disse que o evento é o primeiro passo: “Acredito que a gente possa construir resultados muito promissores a partir desta iniciativa”. 

O diretor-geral do Campus, professor Mauro França, contou um pouco da história do prédio onde já funcionou a Escola Agrotécnica e hoje funciona o Centro Acadêmico da UFPE, destacando que os Institutos Federais proporcionam oportunidades de Pesquisa e Extensão já para estudantes do Ensino Médio. “As duas instituições não são concorrentes, mas sim parceiros”, disse o professor Mauro. O vice-diretor do CAV,professor Renê Duarte destacou que todos estão envolvidos com o desenvolvimento do município e da região, mas que não se conheciam. “Esse evento tem o objetivo de estabelecer o diálogo, e não é à toa que os eixos são Educação, Saúde e Meio Ambiente, percebemos muito potencial das instituições, e também muitas necessidades de Vitória de Santo Antão nessas áreas”, disse o professor. 

A pró-reitora de Extensão da UFPE, Maria Cristina Nunes, disse que é o momento de conciliar e compartilhar experiências. A vice-reitora da Universidade, Florisbela Campos, destacou que as instituições precisam estar juntas, e sugeriu que os diretores busquem a criação de um fórum das IES em Vitória de Santo Antão. 

A pró-reitora de Extensão do IFPE, Ana Patrícia Falcão, destacou que é hora de as instituições serem criativas e buscarem formar uma rede de parcerias, em que todos compartilhem experiências e lembrou que os campi do Instituto e da UFPE em Vitória de Santo Antão já são parceiros na oferta de estágios para estudantes de Nutrição e de Educação Física. “A Mostra é reflexo dessa união, e tenho certeza que daqui sairão novas parcerias em diversas áreas”, disse a pró-reitora, que sugeriu a elaboração de uma carta, ao final do evento, com os encaminhamentos. 

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, professor Mário Monteiro, destacou que o evento consolida um diálogo que tem acontecido. “Os Institutos Federais têm um papel na sociedade e um trabalho que é realizado em paralelo com as universidades. Queremos institutos federais cada vez mais fortes, fazer pesquisa aplicada e inovação, tudo com parcerias com as universidades”, disse. 

ESTREIA – Durante a abertura, o público acompanhou a primeira apresentação do Coro do IFPE Campus Vitória, regido pelo professor Deneil Laranjeiras e com a participação do professor Kelsen Gomes. O grupo encantou o público com interpretações de canções como Cana Fita, Passarinho Canta, Araruna, Baião de Ninar, Anunciação (Alceu Valença) e Você (Tim Maia).

Fim do conteúdo