IFPE-Vitória recebe novos alunos e alunas de cursos técnicos Integrados

Programação de hoje também incluiu encontro Escola-Família

O auditório do Campus Vitória ficou lotado na manhã e na tarde desta segunda-feira (30) durante as recepções dos(as) alunos(as) novatos(as) dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio. As aulas do semestre 2023.1 começam na próxima quarta-feira, dia 1 ° de fevereiro.
Os novos alunos e alunas, além de pais, mães e responsáveis, foram recebidos pelo diretor-geral, professor Mauro França. Ele explicou a estrutura do IFPE, o organograma do Campus e as principais informações sobre o funcionamento da instituição. “A relação entre o Campus e a família começou lá na época da inscrição, hoje ela se consolida, e a gente espera colher bons frutos pelos próximos três anos”, disse o professor Mauro França.
Em seguida, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), professor Clécio Gomes, explicou a estrutura educacional do Campus, com informações sobre horários, faltas, calendário acadêmico e a importância da participação da família na formação dos(as) alunos(as).
“A integração entre os profissionais do Campus, os alunos e as famílias é fundamental na nossa visão. Nós precisamos deste acompanhamento por parte de vocês no processo de formação dos filhos e filhas de vocês “, destacou Clécio Gomes.
Atendimento ao Educando
A equipe da Coordenação Geral de Atendimento ao Educando (CGAE) falou sobre o dia a dia dos estudantes no Campus. A pedagoga Carla Eugênia falou sobre a importância das escolhas dos(as) estudantes nesta nova etapa da vida, e a coordenadora da CGAE, Fernanda Dantas, explicou sobre transporte escolar, uso de roupas adequadas para uma instituição pública de ensino e fardamento (previsto para ser entregue em abril).  Outros pontos abordados por ela foram: saída do Campus sem autorização, regimento disciplinar (clique no link para acessar: https://www.ifpe.edu.br/campus/vitoria/assistencia-estudantil ), programas de assistência estudantil.
Programas específicos da Assistência Estudantil
A assistente social Marize Castro falou sobre os programas específicos da Política de Assistência Estudantil do IFPE. Ela explicou como se dá o ingresso nos programas de Manutenção de Bolsa Acadêmica e de Moradia, que acontece através de editais de seleção. “A gente orienta que vocês sempre procurem a CGAE para as orientações e para tirar as dúvidas”, ressaltou Marize. Também foram abordados os programas de benefício eventual, auxílio financeiro, apoio a visitas técnicas e à participação em eventos, além do Programa de Monitoria, entre outros.
Promoção da Saúde
A enfermeira do Campus Vitória, Daniele Fernandes, falou sobre o setor de Promoção da Saúde. “É importante que os estudantes estejam com o calendário de vacinas atualizado, principalmente contra o Tétano, porque estamos em um campus agrícola; e que tenham sempre os documentos para o caso de precisarmos encaminhar para alguma unidade de saúde”. Ela também destacou que o setor de Promoção da Saúde do Campus não pode medicar os alunos e as alunas, mas sim prestar primeiros socorros e fazer os encaminhamentos.
O funcionamento do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) foi explicado pelo técnico em assuntos educacionais Ivanildo Alves, que apresentou a equipe e como os pais, mães e responsáveis devem entrar em contato com o núcleo.