Estudantes participam de trilha ecológica na reserva florestal do Campus

Atividade foi realizada no último dia 16 e marcou o encerramento da disciplina de Ecologia

Estudantes do terceiro período do curso superior de Bacharelado em Agronomia do Campus Vitória de Santo Antão participaram de uma trilha ecológica na área de reserva florestal do campus, no último dia 16. A atividade fez parte da disciplina de Ecologia, ministrada pelo professor Willy Vila Nova, e proporcionou aos alunos e alunas a oportunidade de discutirem aspectos relacionados aos biomas e às reservas florestais.

Durante o percurso de dois quilômetros, que durou cerca de 1h45, os estudantes realizaram medições dos perímetros de árvores de distribuição da Mata Atlântica, marcaram pontos no GPS para estudos com dinâmica de populações e fotografaram as árvores medidas para identificação das espécies. “Esse estudo será realizado ao longo dos anos para acompanhamento e fiscalização da reserva”, antecipou o professor Willy.

A trilha na reserva florestal do IFPE marcou a conclusão da disciplina de Ecologia, e relembrou os temas estudados e debatidos ao longo de todo semestre. “Durante a disciplina foi possível relacionar o conhecimento aplicado da ecologia à realidade produtiva da agricultura, trabalhando aspectos teóricos e práticos no âmbito da agronomia”, explicou o docente, que completou: “Atualmente, todos os biomas brasileiros utilizam cultivos tradicionais ou alternativos nos biomas, porém a realidade de exploração sustentável dos recursos é mínima quando avaliamos o potencial de exploração brasileiro através da aplicação de tecnologia e de forma ecológica”.

Utilizar a reserva florestal para atividades pedagógicas é também uma forma de proteger a área, como explica o diretor-geral do Campus Vitória, professor Mauro França. “A nossa intenção é utilizar cada vez mais a reserva como forma de ocupação e fiscalização dessa grande área, uma vez que há práticas ilegais nesta área, que é de propriedade do Instituto”, disse.