Projeto do IFPE Vitória receberá R$ 498 mil através da FACEPE

Proposta sobre Tecnologias Digitais na Agricultura foi aprovada no edital Inclui.PE Digital

O projeto “Tecnologias Digitais na Agricultura: Aplicação nos Arranjos Produtivos Locais de Vitória de Santo Antão”, do IFPE Vitória, foi aprovado no edital Inovação Inclusiva no Combate à Exclusão Digital em Pernambuco – INCLUI.PE DIGITAL, da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Proposto pelo professor José Carlos da Costa, o projeto receberá R$ 498.800,00 para desenvolver as atividades em comunidades rurais do município.

O resultado foi divulgado no final do mês de agosto, e a próxima etapa para os coordenadores dos projetos aprovados será a assinatura do Termo de Outorga, que será realizada ainda nesta semana. As atividades já iniciarão em novembro, com a seleção de bolsistas. O projeto terá duração de 24 meses.

Assim que o Termo de Outorga for assinado, os recursos já serão disponibilizados, de acordo com o coordenador José Carlos. “Serão recursos a serem aplicados nas comunidades rurais de Vitória de Santo Antão, em estufas e aplicativo de comercialização de produtos, bolsas para estudantes e para pesquisador”, disse José Carlos, em mensagem enviada à comunidade acadêmica por e-mail. “Dedico essa conquista ao IFPE – Campus Vitória, instituição que mudou a minha vida e hoje me permite contribuir com nossos agricultores e agricultoras. Muitos cresceram comigo, mas não tiveram as oportunidades que tive”, destacou o professor, que também foi aluno do Campus.

Além do projeto do Campus Vitória de Santo Antão, outras sete propostas foram aprovadas no edital, que desembolsará um total de R$ 3.874.885,00 com recursos oriundos do Destaque Orçamentário da SECTI gerenciado pela FACEPE.

O edital 14/2022 – INCLUI.PE DIGITAL tem o objetivo de apoiar e selecionar projetos de desenvolvimento e inovação inclusiva, com apoio financeiro a propostas que desenvolvam atividades de Inovação Inclusiva para o Combate à Exclusão Digital e Promoção do Letramento Digital, da Capacitação Tecnológica e da Democratização do Acesso à Internet e às Tecnologias Digitais.