PDI é tema de encontro entre Prodin e servidores do Campus Vitória

Reunião foi realizada nesta terça-feira (13), no auditório do prédio central da unidade

Servidores administrativos e docentes do Campus Vitória de Santo Antão participaram de um encontro com a Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin) sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o ciclo entre 2022 e 2026. A reunião foi realizada no auditório do prédio central da unidade, na tarde desta terça-feira (12).

A pró-reitora Juliana Souza de Andrade explicou como foi construído o documento, e como os capítulos estão divididos. “O nosso PDI traz 120 indicadores, que são instrumentos que auxiliam a gestão a medir onde a instituição pretende chegar”, explicou a pró-reitora. “O PDI é um documento que direciona a gestão e é um compromisso da instituição com a sociedade”, completou Juliana Souza.

A pró-reitora explicou que a Prodin tem feito um trabalho de divulgação, explicando o que é o PDI. Em seguida, foi apresentado um vídeo elaborado pela pró-reitoria sobre o documento. Também foi realizada uma dinâmica com os servidores.

Acompanhamento do Planejamento – A comunidade pode acompanhar o planejamento das unidades através do Business Intelligence (BI), disponível na página da Prodin no Portal do IFPE. Lá também é possível acessar o Mapa Estratégico 2022-2026 e os relatórios de Acompanhamento do Planejamento do IFPE. Para acessar, clique aqui.

O que é o PDI?

O Plano Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de gestão que apresenta a missão, a visão, os objetivos estratégicos e os valores institucionais, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e as que pretende desenvolver durante um ciclo de gestão de cinco anos. Neste caso, de 2022 a 2026.

O PDI também é muito importante para a autoavaliação institucional, uma vez que as metas e objetivos serão acompanhados e os resultados serão divulgados na comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Como o PDI foi elaborado?

O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE, para o ciclo 2022-2026, foi elaborado de maneira participativa, e envolveu toda comunidade acadêmica: gestores, estudantes, professores, técnicos-administrativos e delegados representantes das instâncias colegiadas.

As metas, indicadores e objetivos estratégicos foram construídos em workshops realizados remotamente, em 2021, em virtude da pandemia da Covid-19. O documento foi elaborado a partir das diversas contribuições dessas pessoas, e, em seguida, submetido à consulta pública. Após aprovação do documento pelo Conselho Superior (CONSUP), o PDI foi apresentado à comunidade nesta quinta (4).

Histórico

A última versão do documento expirou em 2018, sendo prorrogada em 2019, em caráter precário, pelo Consup, através das Resoluções nº 74 e 79, até a conclusão do novo. Em março de 2020, o IFPE iniciou o processo de construção do seu PDI, mas em razão da suspensão das atividades presenciais, ocasionada pela pandemia da Covis-19, os trabalhos da comissão de elaboração do plano precisaram ser suspensos, para que a Instituição pudesse centrar esforços na implementação de ações para enfrentamento às consequências do novo coronavírus e para a redução do impacto originado pela suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

Em fevereiro de 2021 foi instituída uma nova Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025, que conduziu os trabalhos do novo PDI.

O novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi apresentado à comunidade do IFPE no dia 4 de agosto de 2022, durante a cerimônia de lançamento realizada no Campus Vitória de Santo Antão e transmitida ao vivo pelo canal do IFPE no Youtube. Elaborado coletivamente, o documento apresenta a missão, a visão, os objetivos estratégicos e os valores institucionais, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas para o ciclo de gestão de 2022 a 2026.