Docente do Campus Vitória recebe título de cidadão vitoriense

José Carlos da Costa também é filho de agricultor e é egresso do campus

O professor José Carlos Costa recebeu o título de cidadão vitoriense, em cerimônia realizada na noite da última terça-feira (10), na Câmara Municipal de Vitória de Santo Antão. O título foi proposto pelo vereador Felipe Cezar, em reconhecimento ao trabalho do docente pela agricultura no município.

Filho de agricultor e de dona de casa, o professor José Carlos é natural do Cabo de Santo Agostinho e passou a infância na comunidade de Jussaral. Entre os anos de 2001 e 2003 foi aluno do curso técnico em Agropecuária no nosso campus, então chamado de Escola Agrotécnica de Vitória de Santo Antão (EAFVSA).

“Vitória de Santo Antão me acolheu quando ingressei como estudante na Escola Agrotécnica Federal, em 2001. Dez anos depois, tive a oportunidade de voltar, agora como professor do IFPE-Vitória, onde tenho atuação de ensino, pesquisa e extensão nas comunidades. É uma honra para mim, e aproveito para agradecer ao IFPE por ter possibilitado a transformação da minha vida e me permitir ajudar outras pessoas”, disse José Carlos.

José Carlos é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e é mestre em Agronomia e doutor em Agronomia (Melhoramento Genético das Plantas), também pela UFRPE. Ingressou no serviço público em janeiro de 2010 como técnico em Agropecuária, cargo em que atuou em nosso campus até novembro de 2011, quando tornou-se professor. Atualmente ministra a disciplina de Genética na Agricultura no curso de Agronomia do Campus Vitória e realiza pesquisas nas áreas de melhoramento genético, interação genótipo X ambiente, agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, horticultura e plantas forrageiras nativas.

•Fotos: Thyago Leão e Mykael Lopes.