Projeto recebe educadores(as) de escolas municipais e estaduais

Serão realizados encontros mensais de formação até outubro deste ano

O Campus Vitória de Santo Antão do IFPE recebeu educadores e educadoras para a abertura do projeto de Extensão de formação continuada para gestores e profissionais da Educação Básica, na tarde da última quarta-feira (17). O evento foi realizado no prédio de Pesquisa e Extensão do campus.

O encontro de formação reuniu diretores(as), professores(as), coordenadores(as) e equipe de apoio provenientes de escolas municipais e estaduais de Bonito, Escada e Vitória de Santo Antão. Também participaram técnicos e servidores da Gerência Regional de Ensino (GRE) Mata Centro. Serão realizados encontros mensais até o mês de outubro deste ano.

A formação de abertura refletiu sobre o tema “A gestão das escolas no âmbito das políticas educacionais: o caso da microrregião da Mata Centro (Vitória de Santo Antão)”, facilitada pelo professor Assis Leão, pró-reitor de Ensino do IFPE.

Essa atividade uniu dois projetos: Colégio de Gestores Escolar (reúne gestores, coordenadores e equipe de apoio) e Grupo de Trabalho Sophia (reúne professores da educação básica). Ambos estudam e discutem temas como: gestão e governabilidade, inclusão, metodologias ativas, planejamento estratégico, entre outros.

Acolhida e apresentação

Antes da formação, os(as) participantes foram acolhidos pelo diretor-geral do Campus, professor Mauro França. Eles(as) também conheceram a equipe do projeto e apreciaram uma apresentação musical dos alunos do Campus, Guilherme, Pedro e Vinícius Lehi.

Sobre os projetos

Os projetos Colégio de Gestores Escolar e Grupo de Trabalho Sophia são cadastrados na Pró-reitoria de Extensão (Proext) e são coordenados pelos professores Lucas Dantas e Willamis Araújo. Três estudantes são bolsistas: Ederson Guilherme (5B), Igor Araújo (5F) e Samuel Fernando (5F).