CGExt orienta sobre cadastro de atividades de Extensão

Eventos, projetos e programas Extensão devem ser cadastrados junto à Coordenação

A Coordenação Geral de Extensão (CGExt) do Campus Vitória de Santo Antão está orientando a comunidade sobre o cadastro de atividades de Extensão. As instruções dizem respeito a propostas de atividades, como cursos, minicursos, oficinas, seminários, semanas acadêmicas, congressos, além de projetos e programas de Extensão.

O coordenador de Extensão, professor Renato Lemos, explica que é importante compreender e classificar as finalidades das propostas antes de cadastrá-las. De maneira geral, elas são classificadas em dois grupos: (1) eventos de extensão e (2) projetos/programas de extensão. Cada grupo possui instruções específicas para o cadastramento, conforme os tópicos abaixo.

1. Eventos de extensão: atividades relacionadas à oferta de cursos, minicursos, oficinas, seminários, semanas acadêmicas, congressos e afins
Essas atividades devem ser cadastradas internamente no Campus, por meio da abertura de processo no SEI, utilizando o modelo de projeto disponível abaixo. A coordenação solicita que os processos sejam abertos com pelo menos 15 dias de antecedência e enviados à Coordenação Geral de Extensão (CGEX). Após a realização do evento, é necessário enviar o relatório final, conforme o modelo anexado, para o e-mail da CGEX (extensao@vitoria.ifpe.edu.br). O relatório será inserido no SEI pela coordenação.

Modelo de projeto
Modelo de relatório

2. Projetos/programas de Extensão
Esses projetos/programas são cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e são válidos em todos os Campi do IFPE. O cadastro pode ser feito de forma contínua ou por meio do edital do Programa Institucional de Concessão de Bolsa de Extensão (PIBEX), seguindo as orientações abaixo:

2.1. Cadastro em fluxo contínuo: conforme regulamento específico disponível em: [https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/extensao/programaseprojetos/regulamento-geral-dos-programas-e-projetos-de-extensao-do-instituto-federal-de-educacao-ciencia-e-tecnologia-de-pernambuco.pdf]. O cadastro contínuo da proposta não garante a concessão de bolsas aos estudantes envolvidos. A concessão de bolsas ocorrerá se o coordenador da proposta solicitar e aprovar as bolsas no edital do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (PIBEX), que geralmente é lançado entre outubro e novembro.

2.2. Cadastro via edital PIBEX: O edital tem como objetivo principal incentivar e apoiar, por meio da concessão de bolsas aos estudantes, o desenvolvimento de programas/projetos de extensão que beneficiem a comunidade externa. Quando uma proposta é aprovada no edital, ela é automaticamente cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão, seguindo um processo semelhante ao do cadastro contínuo.

Dúvidas
Em caso de dúvidas, as pessoas interessadas em cadastrar atividades de Extensão devem entrar em contato com a CGExt através do e-mail extensao@vitoria.ifpe.edu.br.

*Texto revisado com auxílio de Inteligência Artificial.