Campus Vitória abre inscrições para Programa de Monitoria

Inscrições seguem até o dia 15 de agosto, através de formulário eletrônico

Estão abertas as inscrições de bolsistas e voluntários(as) para o Programa Institucional de Monitoria do IFPE Campus Vitória de Santo Antão. São 34 vagas para estudantes de cursos técnicos e 26 vagas para estudantes de cursos superiores. As inscrições começam nesta quinta-feira (10) e seguem até a próxima terça (15).

O edital da seleção para o Programa foi publicado nesta quinta (10) pela Comissão de Monitoria.

Quem pode se inscrever?
Podem concorrer às vagas, alunos e alunas regularmente matriculados(as) nos cursos técnicos ou superiores do Campus Vitória de Santo Antão. É necessário ter disponibilidade de 8 ou 12 horas para a realização das atividades de monitoria, e também ter obtido média final igual ou superior a 6,0 (no curso médio/técnico) e 7,0 (no curso superior) e não possuir reprovação no componente curricular para o qual deseja pleitear a vaga na monitoria.

Como fazer a inscrição?
Estudantes de cursos superiores podem se candidatar a vagas de monitoria (bolsista/voluntária) em disciplinas de nível superior. O mesmo se aplica a alunas e alunos de cursos médio/técnicos, com exceção das disciplinas do último semestre dos cursos médio integrado. Nestes casos, estudantes de nível superior podem se inscrever, com carga horária de 8 horas semanais e, para bolsistas, bolsa de R$ 160,00. Inscrições através do formulário neste link: https://forms.gle/ULseA93fqrJBCu4N6 .

Documentos a serem anexados ao formulário de inscrição (em formato .PDF ou .JPEG) e renomeados com o nome completo do estudante.

Qual o valor das bolsas?
Será disponibilizada uma bolsa por cada professor(a), podendo ser de nível médio/técnico ou de nível superior. A vigência da bolsa será de quatro meses, com início em 01 de setembro e término em 31 de dezembro de 2023. O valor mensal da bolsa para alunas(os) de nível médio/técnico é de R$ 160,00, com carga horária semanal de 8 horas. Para alunas/os de nível superior, o valor será de R$ 240,00, com carga horária semanal de 12 horas.

Como será feita a seleção dos(as) bolsistas?
A seleção das(os) monitoras(es) será em duas etapas: avaliação do histórico escolar, boletim ou declaração da Secretaria de Registro Escolar e entrevista ou prova de conhecimentos com as/os professoras/es das disciplinas em questão. A nota final da seleção será composta por 60% da nota da entrevista ou prova com o(a) professor(a)-orientador(a) e 40% da nota do componente curricular, da qual a/o candidata/o deseja ser monitor/a. O conteúdo da entrevista ou prova será de responsabilidade da/o professor/a orientador/a.

Cronograma
A homologação das inscrições será realizada no dia 16 de agosto e os recursos poderão ser apresentados no dia 17. O resultado do recurso está previsto para o dia 18 de agosto, e a etapa de entrevistas e aplicação de provas acontece de 21 a 24 de agosto.

>> Edital nº 09/2023 e Anexos – Programa Institucional de Monitoria