Campus abre inscrições para Residência Profissional Agrícola

São 19 vagas para estudantes de cursos técnicos e superiores. Bolsão são de R$ 900 e R$ 1.200

O Campus Vitória de Santo Antão lançou, nesta terça-feira (26), o edital para seleção de integrantes do Programa Residência Profissional Agrícola, fomentado pelo Ministério de Agricultura e do Abastecimento (MAPA). Serão selecionados(as) 19 bolsistas do ensino técnico e superior do Campus Vitória, e o valor da bolsa é de R$ 900,00 ou R$ 1.200,00.

O objetivo do edital é selecionar bolsistas estudantes de cursos da área das ciências agrárias para qualificação técnica por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado no projeto “Aplicações de Tecnologias Sustentáveis em Arranjos Produtivos Locais”, coordenado pelo professor José Carlos da Costa, e no “Programa de Residência Profissional Agrícola – Capacitação Técnica para Fortalecimento da Agricultura no Nordeste do Brasil”, coordenado pelo professor Renato Lemos dos Santos, ambos projetos com cadastros ativos na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPESQ) do IFPE.

INSCRIÇÕES

Poderão se inscrever no processo seletivo, os alunos e alunas regularmente matriculados(as) em curso superior (Bacharelado em Agronomia) ou em curso médio/técnico (Técnico em Agricultura, Agroindústria ou Agropecuária). As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, a partir desta terça-feira (26) até o dia 28 de janeiro, por meio de formulário eletrônico, disponível em: https://forms.gle/fwwpF72nCwWRc6nh6

Além do preenchimento das informações solicitadas no formulário, os candidatos e as candidatas deverão anexar os seguintes documentos: cópia de documento de identificação com foto; cópia do CPF; comprovante de que o/a candidato/a está regularmente matriculado no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão; e histórico atualizado/final do curso com Coeficiente de Rendimento Acadêmico.

A seleção dos(as) residentes, por projeto, será realizada pelos professores coordenadores dos projetos através da avaliação do histórico escolar. Conforme o edital, a nota final da seleção será composta pelo coeficiente global do histórico, ou seja, uma média com a nota de todas as disciplinas cursadas.

VALOR DA BOLSA
O valor mensal da bolsa para alunos(as) de nível médio/técnico é de R$ 900,00 (novecentos reais), com carga horária semanal de 40 horas, e para alunos de nível superior é de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), também com carga horária semanal de 40 horas. O pagamento da bolsa será realizado em conta corrente, e a vigência será de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, condicionado à aprovação do orientador e coordenador do projeto.

As pessoas que se inscreverem para as vagas e não forem contempladas com bolsa serão inseridas em um quadro de cadastro de reserva e poderão ser convocadas enquanto o edital estiver em validade.

A homologação das inscrições está prevista para o dia 29 de janeiro de 2021, mesmo dia da divulgação do resultado parcial. Os recursos poderão ser interpostos no dia 1º de fevereiro, e a previsão para a divulgação do resultado final é 2 de fevereiro.

Mais informações estão disponíveis no edital, onde também estão todos os formulários a serem preenchidos pelos candidatos e pelas candidatas.