Início do conteúdo

Campus fornecerá 24 mil mudas para programa municipal de reflorestamento

As espécies nativas doadas pelo Campus Vitória serão plantadas em áreas urbanas e rurais de Vitória


O Campus Vitória de Santo fornecerá 24 mil mudas de espécies nativas que serão utilizadas no reflorestamento de áreas urbanas e rurais de Vitória de Santo Antão. A ação faz parte do Programa VitóriARborizar, lançado na última segunda-feira (7), no Monte das Tabocas, pela prefeitura municipal para marcar a Semana do Meio Ambiente.

De acordo com a prefeitura, o programa irá viabilizar a plantação de 50 mil mudas de espécies nativas em Vitória. Participaram do evento de lançamento o diretor do Campus, professor Mauro França, o coordenador de Produção, Estefano Juan, o prefeito Paulo Roberto e o vice-prefeito, professor Edmo Neves, além de secretários municipais e vereadores.

“Nos últimos anos o Campus Vitória tornou-se referência na produção e distribuição de mudas das mais variadas espécies, tendo como ênfase a produção de espécies nativas. A distribuição das mudas se dá por meio de parcerias com entidades governamentais, ONGs e com empresas privadas que se responsabilizam pelo plantio, com o objetivo principal de recuperar matas ciliares e áreas degradadas nas regiões cidades circunvizinhas. A atividade faz parte de convênio firmado entre o campus e o Ministério do Meio Ambiente”, explicou Juan, coordenador de Produção.

As ações de distribuição são coordenadas pela Coordenação de Extensão do campus e têm o apoio operacional da Coordenação de Produção. No âmbito institucional, o Campus Vitória também tem sido referência, tendo atendido a outros campi do IFPE com o fornecimento de mudas de diversas espécies, que são utilizadas em atividades paisagísticas dessas unidades. “Ao longo do tempo ganhamos expertise e hoje nos tornamos referência na região quando o assunto é produção de mudas principalmente para recuperação de áreas degradadas e recomposição de mata ciliares”, completou Juan.


Fim do conteúdo