Campus Vitória elege Lucas Dantas para diretor-geral

Resultado final da consulta eleitoral foi publicado nesta terça-feira (5). Lucas recebeu 39,92% dos votos.

A Comissão Eleitoral Central divulgou, nesta terça-feira (5), o resultado final da consulta eleitoral para reitor do IFPE e diretores/as-gerais dos campi para o quadriênio 2024-2028. A Comunidade Acadêmica do Campus Vitória de Santo Antão elegeu o docente Lucas Dantas para ocupar o cargo de diretor-geral do Campus, com 39,92% dos votos. Os candidatos Alberto Belo e José Carlos da Costa receberam 20,60% e 19,85% dos votos, respectivamente.

Luis Lucas Dantas da Silva é graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Filosofia pelo Programa Integrado UFPE-UFPB-UFRN. Iniciou sua atuação no IFPE em 2011, como professor substituto no Campus Vitória. Em 2017 regressou ao Instituto como docente do quadro fixo de servidores. Foi diretor de Assistência ao Estudante do IFPE entre 2017 e 2020 e atualmente é o coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), cargo que deixará para ocupar a Direção-geral.

Dantas falou sobre as suas expectativas para os quatro anos à frente do Campus. “Seguir fomentando a cultura de paz e o diálogo são intenções que trazemos como valor. Gosto de trabalhar com pessoas e sabemos que as relações interpessoais são desafios e são fundamentais. Em nosso período de gestão, vamos comemorar os 70 anos do campus, resgatar a memória e a valorização da história é fundamental, por isso mais uma vez evidenciamos a importância das pessoas que fazem parte do nosso campus: do passado e do presente”, ressaltou.

O DG eleito também destacou a expectativa da reformulação de PPCs, elaboração de novos projetos e a criação de cursos, bem como a verticalização do ensino. “Outra expectativa será a formação de projetos e o estabelecimento de parcerias em prol de uma melhor infraestrutura. Temos ciência dos desafios, esperamos contar com o apoio e a corresponsabilidade de todos, todas e todes para uma gestão produtiva e que garanta o desenvolvimento do nosso campus e o bem estar de nossa comunidade educativa”, afirmou.

>> Confira a carta de agradecimento

Para o pleito ao cargo de reitor, o candidato José Carlos de Sá Júnior obteve 41,84% do total de votos; já o candidato Enio Camilo de Lima obteve 17,41% do total de votos. A taxa de abstenção foi de 36,44%; a de votos brancos, 3,26%; e a de votos nulos, 1,04%.

Confira aqui o resultado final completo da votação com os nomes dos/as diretores/as-gerais eleitos/as ou reeleitos/as e do reitor reeleito José Carlos de Sá Júnior.