Turma do IFPE Vitória conquista 2º lugar no Torneio Virtual de Ciências

Estudantes do 4ºF também tiveram maior nota entre as escolas da Zona da Mata

Alunos e alunas do 4º Período F (2º ano) do curso técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPE Vitória conquistaram o 2º lugar nacional na oitava edição do Torneio Virtual de Ciências, promovido pelo Espaço Ciência, museu interativo ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. A competição envolveu mais de 5 mil alunos de Pernambuco e também de outros estados.

A turma do nosso Campus obteve a nota total de 28,48, sendo a 1ª colocada entre as turmas de 2º ano da Zona da Mata, e a 2ª colocada na classificação nacional. A nota final foi o resultado de três desafios que relacionam a realidade local e buscam soluções para problemas do cotidiano.

Como foi a disputa?
No primeiro desafio, as equipes precisaram desenvolver um produto alimentar que pudesse contribuir no combate à desnutrição. “Propusemos a elaboração de um iogurte à base de biomassa de banana, com o auxílio das professoras Júlia e Francinalva”, explicou o professor Clécio Santos, que coordenou os trabalhos.

O segundo desafio era criar um pré-projeto de um museu na escola, e a proposta da turma, com o auxílio do professor Rafael, foi a criação de um museu com o LiterAtos. No terceiro desafio, os estudantes precisaram estudar e construir um Observatório Solar Indígena. “Contamos com o apoio dos professores que compõem a UDPA”, contou o professor Clécio.

Quando será a premiação?
A premiação será na próxima terça-feira (12), a partir das 14h30, com transmissão pelo Youtube (https://www.youtube.com/@torneiovirtualdeciencia737). Os(As) vencedores(as) por região do estado receberão certificado. Já as três equipes com melhores pontuações de cada série, serão premiadas com troféu, medalhas e certificados.

Quantas turmas participaram?
Neste ano, 192 turmas se inscreveram e o torneio contou com a participação de mais de 5 mil alunos do 8º ano Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas da região de Pernambuco e também de outros estados. Ao tal foram 224 vídeos recebidos, somando os 3 desafios lançados.

Mais informações: https://www.espacociencia.pe.gov.br/cerimonia-de-premiacao-do-8o-torneio-virtual-de-ciencia-acontecera-no-dia-12-de-dezembro/