Notícias
Professor Rafael Setestrelo é homenageado na Câmara de Vereadores de Vitória
Ele recebeu comenda pela contribuição para Educação e Cultura no município
O professor do IFPE Vitória Rafael Setestrelo recebeu a Comenda Osman Lins de Cultura, na tarde desta quarta-feira (23), no plenário Juarez Cândido Carneiro, na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão. A honraria é concedida para as pessoas que contribuem ou contribuíram para a Educação e a Cultura de Vitória de Santo Antão.
A comenda foi proposta pelo vereador André Carvalho e foi aprovada por unanimidade pelos 19 vereadores da casa legislativa. Na ocasião, também foi entregue a Comenda Lauro Barros, ao professor Manuel José Santiago da Silva, o senhor Pirrita, pela contribuição aos esportes.
A primeira homenagem a Rafael Setestrelo foi feita pelo produtor cultural Pablo Dantas, que relembrou a carreira artística do professor e destacou o trabalho de Extensão dele à frente do LiterAtos. “Esse trabalho é uma marca profunda na história do Instituto Federal de Pernambuco, e eu espero que o Instituto deixe o anfiteatro bem guardadinho e pronto para receber Rafael quando ele voltar”, disse.
O diretor-geral do IFPE Vitória, professor Lucas Dantas, também falou em homenagem ao professor Rafael. “Fico feliz por participar, porque entendo que este é um momento de Educação, em que são homenageados dois militantes: um dos Esportes e um da Cultura”, disse Lucas Dantas. O diretor também falou sobre o período em que Rafael vai ficar afastado para prestar o Doutorado em Coimbra, Portugal. “Que seja um período de hibernação do LiterAtos. Ele vai passar por um momento de descanso, de maturação das ideias. Desejo boa sorte e que volte ainda mais forte”.
O currículo de Rafael foi lido pela produtora cultural e amiga Hérika Araújo. Ela relembrou as obras e os prêmios do escritor, professor e destacou que, além de tudo, ele é quadrilheiro: integra a uma quadrilha junina em Gravatá-PE.
Emocionado, Rafael falou sobre a família, os amigos, o trabalho como professor e escritor. “É uma felicidade essa comenda ter o nome de Osman Lins, porque ele foi minha referência maior. Muito obrigado a vocês todos que estão aqui. A gente continua fazendo o que a gente ama. A gente faz o que gente ama, e é isso.”