COMUNICADO | Esclarecimentos acerca do Bloqueio Orçamentário no IFPE Campus Vitória

Direção-Geral divulga comunicado à comunidade sobre impactos decorrentes da recente contenção orçamentária dos Institutos Federais

A Direção-Geral (DG) do Campus Vitória, em comum acordo com a equipe gestora, vem manifestar esclarecimentos à Comunidade Educativa acerca dos impactos decorrentes da recente contenção orçamentária dos Institutos Federais e a necessidade de estorno de crédito orçamentário.

Neste sentido, em atendimento ao Decreto nº 12.120, de 30 de julho de 2024, obtivemos uma contenção de 20,6% para o IFPE. Em números reais foi necessário a devolução de crédito do orçamento do Campus Vitória de Santo Antão no montante de R$ 910.442,14 (novecentos e dez mil, quatrocentos e quarenta e dois reais e quatorze centavos).

Socializamos que, a partir da presente data e enquanto a contenção estiver vigente, necessitaremos suspender o que segue: diárias e passagens, ajudas de custos para participação em eventos estudantis e funcionais, suspensão de visitas técnicas e/ou atividades de ensino, pesquisa e extensão com distância superior a 50 km (ou que necessite de ajuda de custo), atividades festivas que impliquem no dispêndio de despesas orçamentárias, suspensão dos processos de contratações inerentes a serviços de infraestrutura já planejados (com exceção do telhado do ginásio poliesportivo), suspensão de aquisição de materiais e equipamentos de informática, bem como reavaliação do planejamento da Coordenação Geral de Produção (CGP) para o semestre 2024.2, com vistas a trabalharmos especificamente com o atendimento as atividades de ensino.

Em tempo, a Direção-geral juntamente com a Direção de Administração e Planejamento (DAP) disponibilizam, às 15h da próxima segunda-feira, 26/08/2024, reunião com os movimentos estudantis do Campus (Diretórios Acadêmicos e Grêmio Estudantil), além dos representantes de turma. O local do encontro será o Prédio de Pesquisa e Extensão do Campus.

Reiteramos a importância do diálogo, da transparência, bem como da necessidade de formação financeira e do funcionamento do Campus. Estaremos sempre acreditando em uma educação republicana, de qualidade e, por isso, na expectativa para que, o orçamento seja recomposto e os empenhos sejam liberados. Agradecemos desde já a compreensão e cooperação desta Comunidade Educativa.

Cordialmente,

Prof. Lucas Dantas e equipe gestora.