IFPE Vitória abre novas inscrições para cursos técnicos

Processo Seletivo Complementar vai preencher 101 vagas remanescentes

O Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abriu as inscrições para Processo Seletivo Complementar, nesta quinta-feira (26). A seleção é para o preenchimento de vagas remanescentes do Processo de Ingresso 2024.2, para cursos técnicos Subsequentes .

São oferecidas 101 vagas, distribuídas nos cursos de Agricultura (38), Agroindústria (29) e Zootecnia (34). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta quinta (26) até o dia 3 de outubro, presencialmente ou através do preenchimento do formulário que está disponível no link: https://forms.gle/BHZojp1axFCyS3U17 . Também é necessário anexar os seguintes documentos:

• Cópia do histórico escolar do ensino médio;
  • Cópia do documento de identificação com foto; e
  • Formulário de Inscrição (Anexo C) preenchido (somente em caso de inscrição presencial).

O histórico escolar do/a candidato/a deverá:

a) ser apresentado em frente e verso (quando houver);
b) conter o nome completo do/a candidato/a;
c) conter as notas ou médias obtidas pelo/a candidato/a;
d) conter a identificação da escola;
e) conter assinatura do responsável pela emissão do documento;
f) ser disponibilizado na íntegra; e
g) estar legível e sem rasuras.

No ato da inscrição, por meio do Formulário de Inscrição (Anexo C), o/a candidato/a deverá optar se concorrerá às vagas destinadas aos candidatos cotistas, às vagas destinadas a candidatos oriundos do campo ou apenas às vagas de ampla concorrência.

Quem pode se inscrever nos cursos técnicos subsequentes?

Os cursos técnicos subsequentes são voltados para qualquer pessoa que possua certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, até a data da matrícula. Não há limite de idade para inscrição.

Como será feita a seleção?

O Processo Seletivo Complementar será realizado por meio do coeficiente de rendimento escolar do/a candidato/a nos componentes curriculares de Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática do ensino médio.  Esse coeficiente é calculado através da média aritmética das notas dessas duas disciplinas.

Os/as candidatos/as concorrerão, inicialmente, às vagas disponibilizadas para ampla concorrência e, caso não alcancem nota para ingresso por meio dessa modalidade, passarão a concorrer às vagas reservadas para estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência, bem como para os que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

A lista preliminar de classificação será divulgada no dia 9 de outubro, e o dia 10 será destinado à interposição de recursos. A lista de classificação após recursos será publicada no dia 11. O resultado final, com a relação dos/as aprovados/as está prevista para o dia 14 de outubro.

Sistema de cotas

O IFPE reserva o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de vagas por curso/turno para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Devido às atualizações da Lei nº 12.711 (Lei de Cotas), o processo seletivo trará, dentro do percentual de cotas, vagas para pessoas com deficiência, pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

Outra ação afirmativa é a reserva de 25% das vagas de ampla concorrência para estudantes da rede pública oriundos da zona rural. Todos os percentuais e os números de vagas de cada grupo estão disponíveis no edital.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena ou quilombola

Os/as candidatos/as que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena ou quilombola autodeclarada.

Nesta etapa do processo seletivo, os/as candidatos/as pretos/as e pardos/as deverão produzir um vídeo com sua autodeclaração e enviar para avaliação da comissão de heteroidentificação, obedecendo as orientações que estão no edital. Já a autodeclaração dos/as candidatos/as indígenas e quilombolas será confirmada através do envio dos respectivos documentos listados no edital.

O prazo para envio do vídeo ou da documentação é de 26 de setembro a 3 de outubro. O resultado preliminar da aferição da condição autodeclarada está previsto para o dia 7 de outubro.

EDITAL CVSA/IFPE nº 20, de 26 de setembro de 2024

Formulário de Inscrição