Palestra no Campus Vitória aborda crimes sexuais

“Não é Não” foi o tema da palestra ministrada por Bruna Falcão, delegada da mulher

O Campus Vitória de Santo Antão recebeu, na última quinta-feira (20), a delegada Bruna Falcão, do Departamento de Polícia da Mulher. Ela ministrou a palestra sobre o tema “Não é Não” para estudantes e servidores(as) do campus, que lotaram o auditório do prédio central.

Na primeira parte da palestra, a delegada trouxe exemplos de casos recentes de assédio sexual que ganharam repercussão nacionalmente. Ela ressaltou que o modo como as mulheres se vestem ou posições corporais não são convites para nada. “É preciso compreender o limite dos nossos corpos. O corpo é seu e precisa ser respeitado”, destacou Bruna Falcão.

A delegada também explicou os tipos de crimes sexuais, como identificá-los e denunciá-los, além das penalidades aplicadas a quem comete. Foram abordados os crimes de estupro, violação sexual mediante fraude, importunação sexual, assédio sexual, registro não autorizado da intimidade sexual, estupro de vulnerável, entre outros.

Participaram da palestra estudantes do ensino técnico Integrado, Subsequente, ensino superior, servidoras e servidores.

Próxima campanha – No dia 5 de março haverá a palestra sobre o tema “Crimes Cibernéticos”, com Giovanni Santoro, da Polícia Federal (PF). O objetivo é alertar a comunidade escolar sobre atividades criminosas que utilizam computador ou rede de computadores como instrumento ou base de ataque.