Notícias
Projeto de Pesquisa e Extensão do IFPE Vitória recebe fomento de quase R$ 150 mil da FACEPE
Iniciativa contemplada no Edital Solano Trindade visa à construção do protagonismo negro e à redução das desigualdades no município de Vitória de Santo Antão
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Vitória de Santo Antão está executando o projeto de Pesquisa e Extensão “Protagonismo Negro e o Despertar de uma Consciência: de quem é esta voz?”, que foi contemplado com fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O projeto, submetido ao Edital Solano Trindade em 2024, recebeu um recurso no valor de R$ 148.757,00.
Coordenado pela professora Dra. Ana Patrícia Falcão, o projeto tem como instituição executora o IFPE e atua em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) – Campus Vitória, a Escola Superior de Educação Física (ESEF/UPE), a Prefeitura Municipal da Vitória de Santo Antão e a Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro.
Objetivos e metodologia
A iniciativa tem como objetivo principal contribuir para a formação de estudantes, promovendo o protagonismo negro. Busca-se despertar uma consciência crítica a partir do contexto em que estão inseridos/as, das ações e potencialidades dos/as estudantes, valorizando suas identidades, a cultura étnico-racial e os espaços que podem ocupar. O projeto contribui, sobretudo, para o fortalecimento de políticas públicas voltadas a esse público, auxiliando na redução das desigualdades.
Entre as ações que estão sendo realizadas, o projeto:
• Realiza o mapeamento do número de estudantes negros/as em escolas municipais, estaduais e federais do município de Vitória de Santo Antão – PE;
• Verifica as ações culturais que envolvem as questões étnico-raciais nas escolas públicas do município;
• Promove ações formativas com temáticas relacionadas às questões étnico-raciais;
• Produzirá um memorial intitulado “Histórias de Vida da Juventude Negra do Município da Vitória de Santo Antão”.
Primeiros resultados apresentados à FACEPE
No dia 10 de outubro de 2025, a coordenadora, professora Ana Patrícia Falcão, participou do Seminário de Prestação de Contas Parcial na sede da FACEPE, onde apresentou as ações realizadas e os indicadores de acompanhamento.
Entre os dados levantados, referentes a um universo de 2.650 estudantes, foram apresentados os seguintes indicadores:
• Autodeclaração racial: 428 estudantes se autodeclararam pretos, 1.442 pardos, 641 brancos, 60 indígenas e 65 amarelos (14 não responderam);
• Preconceito vivenciado: 578 estudantes (21,81%) expressaram ter vivenciado situações de preconceito no ambiente escolar;
• Atividades culturais: 1.082 estudantes (40,83%) afirmaram ter participado de atividades culturais em aulas e/ou na escola envolvendo a temática étnico-racial;
• Produção científica: foram realizadas nove rodas de diálogo, e houve a apresentação e/ou publicação de quatro resumos expandidos em eventos científicos, além de um capítulo de livro que será publicado nos anais do Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED Jus/2025).
Equipe multidisciplinar e bolsistas
A equipe do projeto conta com professores(as) e técnicos(as) do IFPE e de instituições parceiras, além da coordenadora, professora Dra. Ana Patrícia Falcão. Participam ativamente o professor Dr. Lucas Dantas (diretor-geral do Campus Vitória), a coordenadora do NEGED, professora Esp. Tatiana Carvalho, o coordenador do NEABI, técnico-administrativo e professor Me. Ivanildo Silva, o professor Dr. Isaías da Silva (IFPE – Campus Vitória e Prefeitura Municipal da Vitória) e a psicopedagoga e professora Esp. Cilene da Silva Lima (Prefeitura Municipal da Vitória).
Recentemente, a equipe recebeu o reforço da professora Ma. Lidineide Costa, que já atua nas ações referentes ao Seminário de Educação Antirracista, do professor Dr. Izaquiel Arruda e da professora Ma. Viviane Santos, que colaborarão na organização do evento.
O projeto apoia a formação de estudantes pesquisadores, contando com seis bolsistas da FACEPE, orientados pela professora Ana Patrícia Falcão, e dois bolsistas PIBIC-Af, com fomento do IFPE – Campus Vitória, orientados pelo professor Dr. Lucas Dantas.
Entre os bolsistas, destacam-se os estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia Mércia Franca, Emerson Matias, Washington Luiz e Fábio Inácio, além do egresso do IFPE – Campus Vitória João Gabriel, atualmente estudante do curso de Educação Física da ESEF/UPE.
Próximas Ações
Uma das próximas ações previstas pelo projeto é o Seminário de Educação Antirracista, que ocorrerá em 19 de novembro de 2025, no IFPE Campus Vitória de Santo Antão.