Notícias
Mulheres comemoram conclusão de curso de Salgadeira
Curso de 160h foi ofertado através do Programa Mulheres Mil
O IFPE Campus Vitória de Santo Antão foi tomado pelos sentimentos de orgulho e de gratidão, na tarde desta quarta-feira (26). É que foi realizada a cerimônia de conclusão do curso de Salgadeira ofertado através do programa Mulheres Mil.
A cerimônia aconteceu no auditório do prédio das graduações, e reuniu as concluintes do curso e familiares, professoras e professores, gestoras e gestores do programa e do campus, além de instituições e secretarias parceiras do Campus. Na ocasião, as mulheres participantes do Mulheres Mil receberam os certificados de Salgadeira, um documento repleto de significados.
“Não é apenas um papel, esse certificado é a prova de que nós acordamos cedo, trabalhamos, conciliamos casa, filho, marido e seguimos mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser”, disse Vanessa Paula da Silva, oradora da turma. “Hoje inspiramos outras mulheres, abrimos caminhos novos. Que essa formatura seja o primeiro de novos passos”, completou.
Emocionada, a coordenadora de Extensão do campus, professora Ana Patrícia Falcão, destacou a participação das mulheres e a dedicação delas com o Programa. “Cada certificado carrega uma história e carrega sonhos. É uma felicidade para nós participar deste momento, porque o Campus Vitória abraçou esse desafio e apoiou o Programa Mulheres Mil desde o primeiro momento”, disse.
O diretor-geral, professor Lucas Dantas, e o reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá, lembraram, respectivamente, momentos importantes da turma de Salgadeiras e do Programa Mulheres Mil, que foi relançado pelo governo federal em 2022. Eles também destacaram que este e outros cursos de formação inicial continuada (FIC) são a porta de entrada para o IFPE e para novas oportunidades.
Sobre o curso
O curso de qualificação profissional de Salgadeira foi ofertado na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC). A carga horária total foi de 160 horas, distribuídas dois módulos:
1) Módulo básico – com disciplinas como cidadania, relações de gênero, comunicação e educação financeira;
2) Módulo específico – com foco em panificação, manipulação de alimentos e técnicas de fabricação de salgados.