Gestão e Estrutura
Gestão
COORDENAÇÃO DO CURSO
A Coordenação do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva desempenha um papel fundamental na organização e na implementação dessa formação acadêmica. Esta coordenação é responsável por planejar e supervisionar o currículo do curso, garantindo que ele atenda aos padrões educacionais e às necessidades específicas dos/as estudantes interessados/as em especializar-se na área de Educação Inclusiva. Além disso, a coordenação desempenha um papel crucial na articulação entre docentes, discentes e demais profissionais envolvidos, promovendo um ambiente acadêmico propício ao desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos necessários para a prática inclusiva no contexto educacional.
São atribuições da Coordenação do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva as seguintes:
1. Coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso;
2. Participar das atividades de capacitação e de atualização desenvolvidas na Instituição;
3. Realizar o planejamento e o desenvolvimento das atividades de seleção e de capacitação dos profissionais envolvidos no curso;
4. Elaborar, em conjunto com o corpo docente do curso, o sistema de avaliação do aluno;
5. Acompanhar o registro acadêmico dos alunos matriculados no curso;
6. Verificar in loco o bom andamento dos cursos;
7. Acompanhar e supervisionar as atividades dos professores e técnicos administrativos.
Nome do coordenador: Prof. Dr. Íkaro de Paula Santos
Regime de trabalho: 40h com dedicação exclusiva
CH semanal dedicada à coordenação: 8h semanais
Formação: Pedagogia
Titulação: Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação/UFRN – 2022
Contato (e-mail): licenciatura.inclusiva@vitoria.ifpe.edu.br
COLEGIADO DO CURSO
O colegiado se constitui como uma instância coletiva de deliberação e de discussão de questões inerentes ao desenvolvimento e à qualificação do curso, assegurando a adequada tomada de decisões sobre seus assuntos acadêmicos. Para tanto, deverá pautar suas ações conforme estabelecido no Regimento do Colegiado dos Cursos Superiores do IFPE.
Constituição do Colegiado do Curso
O Regimento do Colegiado dos Cursos Superiores do IFPE estabelece a seguinte formação:
I – Chefia de Departamento/Coordenação Geral de Ensino ou instância equivalente no Campus; II – Coordenador (a) do Curso de Nível Superior;
III – 1 (um) representante da equipe técnico-administrativa; IV – Pedagogo (a) responsável pelo Curso de Nível Superior; V – Todo o corpo docente do Curso de Nível Superior;
VI – 1 (um) representante do corpo discente do Curso de Nível Superior;
ASSESSORIA PSICOLÓGICA
A Assessoria Psicológica do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva do Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco é realizada pelo Setor de Orientação Educacional (SOE), órgão suplementar, subordinado ao Departamento de Desenvolvimento Educacional.
ASSESSORIA PEDAGÓGICA
A Assessoria Didático-Pedagógica aos docentes que atuam no Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva do Campus Vitória de Santo Antão do IFPE é realizada por um (a) pedagogo (a) da Instituição que, entre outras atribuições, deve:
a) Prestar assessoria no planejamento de atividades de ensino, compreendendo a aplicação de estratégias e de recursos instrucionais e construção de instrumentos de avaliação da aprendizagem;
b) Prestar assessoria aos Coordenadores e ao Colegiado do Curso na administração acadêmica, no seu planejamento curricular e na determinação dos procedimentos para o desenvolvimento do mesmo;
c) Realizar diagnósticos periódicos sobre as atividades de ensino, junto ao corpo docente, com vistas ao levantamento de suas necessidades didático-pedagógicas;
d) Assessorar os docentes na elaboração do planejamento de Curso;
e) Prestar assessoramento didático-pedagógico aos Departamentos com vistas à promoção da melhoria da qualidade de ensino, entre outros.
PESSOAL DE SUPORTE
No Campus Vitória de Santo Antão, os serviços de limpeza e segurança são terceirizados e, no momento, segundo informações fornecidas pela Diretoria de Administração e Planejamento, o Campus possui três postos de segurança e 12 profissionais com jornada de trabalho de 12/36 horas. Já na área de limpeza do espaço administrativo, salas de aula e demais espaços, o Campus possui 16 profissionais dedicados a ofício específico.
Estrutura
A ampla estrutura física e pedagógica do Campus inclui laboratórios de pesquisa e de produção, auditórios, miniauditório, biblioteca, laboratório de informática, ginásio poliesportivo, salas de jogos, salas de aula e prédio administrativo, além de refeitório, outros espaços destinados às aulas práticas dos cursos técnicos e profissionais e alojamentos, o que permite a permanência de estudantes na escola em moradia e semimoradia estudantil, sendo esta uma possibilidade fundamental para garantir o apoio a discentes advindos de áreas mais distantes.
No tocante à força de trabalho, o Campus Vitória de Santo Antão tem um quadro de 154 servidores, dos quais 83 são professores e 71 são técnicos administrativos em educação (TAEs), de acordo com o Relatório de Gestão (IFPE, 2020). Enfatizamos o apoio ao ensino através da equipe multiprofissional que faz parte do quadro dos TAE, sendo constituída por pedagogas, psicóloga, assistente social, nutricionista, enfermeira e assistente de alunos, reunidos em uma dinâmica de atendimento ao discente planejada pela Coordenação-Geral de Atendimento ao Estudante e ao Ensino.
BIBLIOTECA
O setor funciona atualmente de segunda-feira a sexta-feira, com atendimento entre 7h30min e 20h30min. O prédio conta com 99 assentos, distribuídos da seguinte forma: sete mesas no salão de estudos, nove cabines individuais de estudo, três salas de estudo em grupo e sete estações de computadores (com acesso à Internet e ao acervo digital/ base de dados dos acervos).
A biblioteca dispõe de um amplo acervo, visando atender aos diversos cursos existentes na instituição, dentre ele às áreas de educação e educação inclusiva. Entre os serviços oferecidos à comunidade acadêmica estão o empréstimo domiciliar, a catalogação na fonte, a normatização de trabalhos acadêmicos, o catálogo on-line, além de espaços de estudos coletivos e individuais. Pesquisadores e estudantes que não tenham vínculo com o IFPE também podem ter acesso ao acervo do SIBI por meio de consulta presencial. Além do acervo físico, o SIBI também oferece acesso a bibliotecas virtuais, tais como Ebrary, Pearson, Domínio Público e Periódicos Capes.
EBRARY
PEARSON
PERIÓDICOS CAPES
BIBLIOTECA DOMÍNIO PÚBLICO
GOOGLE BOOK
ABNT – COLEÇÃO IFPE
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
LABORATÓRIOS
Laboratórios de Informática
O Campus Vitória de Santo Antão possui 3 laboratórios de informática, sendo um deles no prédio destinado ao funcionamento da respectiva Licenciatura. O laboratório anexo à biblioteca possui 20 máquinas. O laboratório que funciona no prédio central possui 25 máquinas. Por sua vez, o laboratório que atenderá à Licenciatura possui 40 máquinas. Em todos eles, há conectividade/acesso à Internet. Além das máquinas (que operam Microsoft Windows, navegadores de Internet e os programas LibreOffice: Writer, Calc, Impress), o Campus possui datashow suficientes para atender as demandas dos professores sempre que solicitado.
Laboratório de Didática e Práticas Pedagógicas
O Laboratório de Didática e Práticas Pedagógicas em Educação Especial Inclusiva é um espaço inovador e fundamental para o desenvolvimento de competências e de habilidades dos/as futuros/as profissionais da Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva. Esse ambiente dinâmico foi concebido para proporcionar experiências práticas e imersivas que capacitam os estudantes a explorar, experimentar e aprimorar suas técnicas pedagógicas.
Destacamos a presença de materiais didáticos especialmente desenvolvidos para promover o ensino e a aprendizagem. Entre esses materiais, encontram-se cadeiras de rodas adaptadas, jogos pedagógicos inclusivos, materiais sensoriais, recursos de comunicação visual e auditiva, entre outros. Esses recursos visam proporcionar aos/às estudantes uma compreensão abrangente das práticas inclusivas, permitindo-lhes desenvolver estratégias pedagógicas adaptadas às diversas necessidades e habilidades dos alunos.
O laboratório oferece oportunidades para simulações práticas de situações reais de sala de aula, onde os estudantes podem aplicar as teorias aprendidas em sala de aula de maneira concreta. Essas simulações visam desenvolver as habilidades de adaptação e inovação, preparando os futuros educadores para lidar com a diversidade de necessidades e estilos de aprendizagem encontrados em contextos educacionais inclusivos.
TRANSPORTE
A frota do Campus Vitória de Santo Antão possui 26 veículos, dos quais cinco ônibus atendem aos estudantes no translado entre o prédio central, o centro e alguns bairros da cidade em que o Campus se encontra. Segundo o setor, em casos eventuais (para fins de pesquisa, extensão ou visita técnica), o corpo discente é atendido com o uso dos demais veículos que compõem a frota. No período matutino, são disponibilizados, entre ida e volta da cidade ao Campus, cinco horários para circulação dos ônibus. Já no período vespertino, são quatro horários. Atualmente o Campus dispõe de quatro motoristas. Destes, um atende ao turno noturno, também com o funcionamento do ônibus na linha Circular.
NUTRIÇÃO/ ALIMENTAÇÃO
O refeitório do Campus Vitória de Santo Antão tem capacidade para atender até 1.440 estudantes (durante o período de até 2 horas de serviço). Com base no ano de 2019, quando havia o atendimento presencial ao corpo discente, o setor fornecia 150 cafés da manhã (aos estudantes internos), 700 almoços e 270 jantares. Atuam no setor 12 pessoas, das quais uma é nutricionista, quatro são cozinheiras, seis são auxiliares de cozinha e uma é auxiliar de serviços gerais. Além disso, o Campus Vitória de Santo Antão ainda possui duas cantinas funcionando nos três turnos, de segunda-feira a sexta- feira, com processo licitatório em andamento.
ESTRUTURA DE ATENDIMENTO DIRETO DA LICENCIATURA
De modo específico, a gestão local definiu uma estrutura física para acolher a Licenciatura: o prédio das graduações. O equipamento possui 2.730,42 m² de área construída. São quatro pavimentos, onde funcionam:
I. 11 salas de aula, das quais duas são reservadas para o curso em questão;
II. 8 laboratórios, sendo um deles dedicado à didática e práticas de ensino, em uso comum com o colegiado da Licenciatura em Química do Campus;
III. Área de convivência;
IV. Auditório (com capacidade para 146 pessoas), disponível mediante agendamento;
V. Banheiros;
VI. Cantina;
VII. Copa;
VIII. Gabinetes dos professores (onde podem estudar, atender e orientar estudantes);
IX. Laboratório de informática (com 40 máquinas conectadas à Internet, datashow e lousa digital), disponível mediante agendamento docente;
X. Sala dos professores e;
XI. Salas para as coordenações dos cursos e reuniões.
Outro aspecto relevante é que tanto o prédio das graduações, reservado para o funcionamento do PARFOR Equidade no IFPE Campus Vitória de Santo Antão, (Figura 1), como o prédio central do Campus Vitória de Santo Antão — que reúne as salas de aula de outros níveis de ensino e cursos, biblioteca, outro auditório, laboratório de informática, secretaria escolar, além da parte administrativa (Direção-Geral, de Ensino, Assistência ao Estudante, Administração, Patrimônio, entre outros) — já estão com sua infraestrutura organizada no tocante à acessibilidade.