Início do conteúdo

Perfil Profissional


O perfil profissional de um/a Licenciado/a em Educação Especial Inclusiva deve ser amplo e flexível, alinhado com um firme compromisso ético, político e científico voltado para a defesa dos Direitos Humanos. Isso requer a aquisição de habilidades específicas que permitam atender, de forma eficaz e inclusiva, às necessidades dos estudantes com deficiências, transtornos de desenvolvimento e outras condições que demandem adaptações nos métodos e nos materiais pedagógicos capazes de promover aprendizagens significativas aos seus respectivos/as estudantes, tanto em ambientes de aprendizagem comuns, quanto salas de Atendimento Educacional Especializado.

Nessa perspectiva, o/a Licenciado/a em Educação Especial Inclusiva deve deter:
a) Formação sólida: Um/a licenciado/a em Educação Especial Inclusiva deve ter uma formação sólida na área, incluindo conhecimentos em psicologia, pedagogia, legislação educacional, adaptação de currículo, métodos de ensino diferenciados e estratégias de intervenção.
b) Empatia e sensibilidade: É fundamental que o/a profissional tenha empatia e sensibilidade para compreender as necessidades e os desafios dos/as alunos/as com deficiência, bem como para criar um ambiente acolhedor e inclusivo.
c) Conhecimento das diferenças individuais: Um/a licenciado/a em Educação Especial Inclusiva deve ser capaz de reconhecer e respeitar as diferenças individuais dos/as alunos/as, adaptando estratégias de ensino para atender às suas necessidades específicas.
d) Habilidade de adaptação: A capacidade de adaptar o currículo e as práticas de ensino é essencial. Isso pode envolver a criação de materiais didáticos personalizados, a modificação do ambiente de aprendizado ou a utilização de tecnologia assistiva.
e) Trabalho em equipe: Colaborar com outros profissionais da educação, como psicólogos,terapeutas e profissionais de saúde, é importante para garantir o sucesso dos/as alunos/as com deficiência. Portanto, o/a licenciado/a em Educação Especial Inclusiva deve ser capaz de
trabalhar em equipe de maneira eficaz.
f) Conhecimento de legislação e políticas educacionais: É importante estar ciente das leis e políticas que regem a educação inclusiva em seu país, para garantir que os direitos dos/as alunos/as com deficiência sejam respeitados.
g) Habilidade de avaliação: A capacidade de avaliar as necessidades dos/as alunos/as e monitorar seu progresso é fundamental para o desenvolvimento de planos de ensino individualizados.
h) Comunicação eficaz: O/A licenciado/a em Educação Especial Inclusiva deve ser um/uma comunicador eficaz, capaz de se comunicar não apenas com os/as alunos/as, mas também com os pais e outros membros da equipe educacional.
i) Atualização constante: Dado que a área de Educação Especial está em constante evolução, é importante que o profissional se mantenha atualizado com as últimas pesquisas, técnicas e tecnologias relacionadas à inclusão educacional.
j) Paciência e perseverança: Trabalhar com alunos/as com deficiência pode ser desafiador, e a paciência e a perseverança são qualidades essenciais para superar obstáculos e promover o sucesso dos alunos.

 

Áreas de competências e campo profissional

O/a Licenciado/a em Educação Especial Inclusiva do IFPE poderá atuar em ensino e gestão na Educação Básica, na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, em escolas públicas e privadas. Poderá também atuar em modalidades ou campos específicos, tais como:
● Atendimento Educacional Especializado (AEE);
● Clínicas especializadas;
● Hospitais;
● Escolas especiais;
● Crianças e jovens em situação de risco;
● Jovens e adultos;
● Escolas rurais ou classes multisseriadas;
● Projetos sociais;
● Elaboração e Adaptação de Materiais Didáticos;
● Apoio Pedagógico e Intervenção Especializada;
● Formação Continuada de Professores;
● Gestão de Projetos e Políticas Inclusivas;
● Consultoria e Assessoria em Inclusão Escolar;
● Outros que demandem atenção à educação inclusiva.

Última atualização em 10/09/2024

Fim do conteúdo