Agricultores participam de curso de produção de peixe e camarão

Curso de extensão é ofertado pelo Campus a agricultores da Mata Sul e do Agreste

Agricultores de diversos municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco participam do curso para produção de peixes e camarões ofertado pelo Campus Vitória de Santo Antão. O curso tem carga horária total de 20 horas e é oferecido às sextas-feiras, com foco em atividades práticas e visitas técnicas a instituições e produtores da região.

O curso teve início no dia 8 de março e seguirá por seis semanas. Na primeira aula, agricultores das cidades de Moreno, Feira Nova, Glória do Goitá e Vitória de Santo Antão aprenderam sobre calagem do solo e da água, povoamento com pós-larvas de camarão marinho (PL-10) e o manejo. “O curso prioriza a prática. Hoje eles estão aprendendo a fazer análise da água, como pH, temperatura, níveis de amônia e nitrito, dureza, alcalinidade e salinidade. Também aprenderão a fazer a biometria (ajuste de ração) e todo processo necessário até o camarão atingir o tamanho e o valor comercial de mercado”, explica o professor Reginaldo Florêncio.

Na sexta-feira passada, parte dos agricultores participou do curso de produção de tilápias, conduzido pelo professor Alexandre Duarte durante a ExpoGoitá, no município de Glória do Goitá. Na próxima semana, dia 29, os participantes irão a Feira Nova para conhecer a produção do jovem Emerson Oliveira, egresso do Campus Vitória de Santo Antão. Também está prevista uma visita à Estação de Aquicultura Continental Johei Koike da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), conhecida como a Base de Aquicultura.

Pioneirismo – Entre os anos de 2013 e 2014, o Campus Vitória de Santo Antão foi uma das primeiras instituições de ensino em Pernambuco a produzir camarão marinho em águas de baixa salinidade, e uma das primeiras em nível nacional, sendo o IFPE o primeiro entre os Institutos Federais, como explica o professor Reginaldo Florêncio. O artigo sobre essa produção pode ser acessado na revista da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (Revista da ABCC), nas páginas 44 a 46. Nas páginas 42 e 43 também há informações sobre o camarão marinho (Litopenaeus vannamei) em águas continentais.