Aluno do Campus Vitória é um dos representantes do IFPE na I OMIF

A segunda etapa da competição nacional começa nesta sexta-feira (19)

A partir desta sexta-feira (19) até o próximo domingo (21), estudantes de Institutos Federais de todo Brasil participam da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), que acontece no Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS. Um dos representantes do IFPE no evento será Igor Manoel da Silva Vicente, aluno do 4º Período C, do curso de Agropecuária do Campus Vitória de Santo Antão. Ele viaja nesta quinta-feira (18) para a segunda fase da competição, junto com estudantes dos campi Recife, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Garanhuns e Barreiros.

Aos 17 anos, Igor precisou estudar o conteúdo de todo o Ensino Médio, e acredita que a prova será bastante concorrida, pois competirá com estudantes do 3º ano. “Eu acho que a prova será bastante difícil. O fato de eu cursar o 2º ano pode ser uma desvantagem, mas estou procurando os assuntos do terceiro e revisando tudo”, disse o aluno. O exame será aplicado na sexta-feira, das 15h às 17h30, mas até o domingo a programação contará com palestras, oficinas, minicursos, além da premiação.

Igor conta que desde criança gosta de matemática, e se destacava na escola. O estudante, que já participou de duas edições das A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e foi classificado para a segunda fase, não pretende largar nem tão cedo essa disciplina que tanto gosta. “Penso em seguir com algum curso de engenharia ou licenciatura, e quem sabe um dia ser professor aqui do Campus”, afirma.

A professora Hosana Lima acompanhará o estudante durante a viagem a Minas Gerais. Ela explicou que a primeira fase da Olimpíada aconteceu em 11 de maio deste ano. Igor obteve a maior nota do Campus Vitória, empatado com a estudante Maria Clara Oliveira Silveira de Araújo, que informou que não iria viajar para segunda fase da OMIF.

A comunidade acadêmica do Campus parabeniza Igor e Maria Clara, deseja sucesso a ambos, e estará na torcida por um ótimo desempenho de seu representante.