Campus divulga dados dos 3 primeiros levantamentos sobre Covid-19

Monitoramento da saúde dos estudantes é realizado mensalmente através de questionários

O Campus Vitória de Santo Antão divulgou, nesta sexta-feira (19), os dados do monitoramento de Saúde realizado com os discentes durante os primeiros meses de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19. Coletados no período de maio a 3 de junho, os dados mostram informações como o percentual de respondentes que tem evitado a circulação social, como as pessoas estão se sentido durante o confinamento e se apresentam algum sintoma da doença.

Esse monitoramento é realizado mensalmente através de formulário eletrônico, que é disponibilizado na página do campus e compartilhado nas mídias sociais. O quarto questionário está aberto e poderá ser respondido até o dia 24 de junho (clique aqui para responder).

Confira abaixo algumas informações resultantes das respostas dos estudantes durante o os primeiros três meses de monitoramento. (Você pode acessar o relatório completo no final do texto).

Isolamento Social – Durante os primeiros três meses, mais de 90% dos estudantes que responderam ao levantamento afirmaram que têm ficado em casa na maior parte do tempo, e só tem saído quando estritamente necessário. O percentual dos que saíram de casa normalmente ultrapassou a marca de 5% pela primeira vez no terceiro monitoramento.

Sentimento – Perguntados sobre como se sentem durante o período de isolamento social, o maior número de respondentes indicou estar “tranquilo” (41%, 35% e 37%). Porém, o número de pessoas que afirmam estarem ansiosas têm aumentado a cada levantamento (27%, 35% e 36%). A angústia e a tristeza também estão entre os sentimentos mais citados pelos respondentes.

Grupo de risco – Entre 9% e 11% dos respondentes informaram fazer parte do grupo de risco. Nos três levantamentos, mais de 40% informaram que moram com pessoas que fazem parte do grupo de risco. Ainda sobre as pessoas que residem com os estudantes, foi perguntado se alguém com quem divide a moradia continua saindo de casa. A maioria dos respondentes disse que “Sim, mas apenas para trabalhar” (49%, 54% e 54%) ou que sai apenas em situações inadiáveis ou emergenciais (38%, 34% e 38%).

Sintomas e contato – Quando a pergunta é sobre se tem apresentado sintomas da Covid-19, os monitoramentos mostraram que o percentual cresceu a cada mês. No primeiro levantamento, 3,6% dos respondentes afirmaram que sim; no segundo, 7,2% e no terceiro, 9,8%. Um aumento de percentual também é notado quando a pergunta é se teve contato com pessoa com suspeita ou diagnosticada com Covid-19: 5% no primeiro mês, 15% no segundo mês e 25% no terceiro.

A partir das informações levantadas com os questionários, a equipe que realizou o monitoramento chegou às seguintes conclusões: 1) Os alunos mostraram uma leve diminuição no isolamento, fator que pode ser influenciado por saída para trabalho ou situações emergenciais; 2) Nota-se uma elevação do nível de ansiedade com a situação da pandemia; 3) Aumento percentual significativo de discentes com sintomas da COVID, consequente aumento do contato com pessoas infectadas; e 4) O percentual de familiares infectados praticamente dobrou.

Essas informações, junto com as respostas apresentadas pelos estudantes para a última questão (O que o IFPE pode fazer por você durante esta pandemia?) são muito importantes para nortear as ações da Instituição durante esse período de crise ocasionado pela pandemia, por isso é fundamental que os(as) respondam aos questionários de monitoramento.

>> Confira aqui o relatório completo
>> Responda o 4º questionário de monitoramento