Campus divulga resultado de 4º monitoramento de saúde

Durante a pandemia, o monitoramento da saúde dos estudantes é feito por questionário on-line

O Campus Vitória de Santo Antão continua o monitoramento de saúde dos estudantes durante a pandemia da Covid-19. Nesta sexta-feira (3) foi divulgado o resultado dos quatro primeiros levantamentos realizados através de questionários on-line.

É muito importante que os alunos e alunas respondam os questionários de monitoramento, porque os resultados são considerados nas decisões do campus durante este período.

Isolamento Social – Durante os primeiros quatro meses, mais de 90% dos estudantes que responderam ao levantamento afirmaram que têm ficado em casa na maior parte do tempo, e só tem saído quando estritamente necessário. O percentual dos que saíram de casa normalmente ultrapassou a marca de 5% no terceiro e voltou a cair no quarto monitoramento.

Sentimento – Perguntados sobre como se sentem durante o período de isolamento social, o maior número de respondentes indicou estar “tranquilo” (41%, 35%, 37% e 36%). O número de estudantes que afirmam estar ansiosos vinha aumentando a cada levantamento (27%, 35% e 36%), mas neste quarto levantamento diminuiu o percentual de ansiedade (32%) e aumentou o percentual de estudantes que se sentem “triste/deprimido(a)” (9%; 11%; 9%; 14%).

Grupo de risco – Entre 9% e 13% dos respondentes informaram fazer parte do grupo de risco. Nos quatro levantamentos, mais de 40% informaram que moram com pessoas que fazem parte do grupo de risco. Ainda sobre as pessoas que residem com os estudantes, foi perguntado se alguém com quem divide a moradia continua saindo de casa. A maioria dos respondentes disse que “Sim, mas apenas para trabalhar” (49%, 54%, 54%, 63% ) ou que sai apenas em situações inadiáveis ou emergenciais (38%, 34%, 38% e 24% ).

Sintomas e contato – Quando a pergunta é sobre se tem apresentado sintomas da Covid-19, os monitoramentos mostraram que o percentual vinha crescendo a cada mês. No primeiro levantamento, 3,6% dos respondentes afirmaram que sim; no segundo, 7,2% ; no terceiro, 9,8%, mantendo-se praticamente estacionado no quarto (9,3%). Quando a pergunta é se teve contato com pessoa com suspeita ou diagnosticada com Covid-19, continua havendo aumento a cada monitoramento (5%; 15%, 25% e 31%).

>>Clique aqui e acesse o relatório completo.