Campus Vitória abre seleção simplificada para novos alunos

Inscrições para cursos técnicos começam hoje (22) e seguem até a próxima sexta-feira (26)

O Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda-feira (22), o edital do Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Processo de Ingresso 2021.1, referente a cursos técnicos Integrados e Subsequentes. As inscrições já começam nesta segunda e seguem até a próxima sexta-feira (26), pela internet.

A seleção simplificada tem o objetivo de preencher vagas remanescentes nos cursos técnicos Integrados em Agropecuária e Agroindústria, e no curso técnico Subsequente em Agricultura, considerando a inexistência de lista de espera de candidatos a esses cursos no Processo de Ingresso IFPE 2021.1, e a proximidade do início do semestre letivo, para que não haja prejuízo à vida acadêmica dos novos alunos e alunas.

Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas no período de 22 a 26 de março, e serão totalmente on-line. Os candidatos e candidatas aos cursos técnicos Integrados devem acessar o link bit.ly/inscricoesmediointegrado , enquanto candidatos e candidatas ao curso técnico Subsequente devem acessar bit.ly/inscricoessubsequente . Em seguida, basta preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos exigidos pelo edital, que são:

a) Cópia da Ficha Modelo 18 (Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental), obtida em Estabelecimento de Ensino reconhecido por Secretaria de Educação Estadual ou pelo MEC, para os candidatos aos cursos Técnicos de nível médio Integrados;

b) Cópia da Ficha Modelo 19 (Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio), obtida em Estabelecimento de Ensino reconhecido por Secretaria de Educação Estadual ou pelo MEC, para os candidatos ao curso Técnico Subsequente;

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Sistema de cotas
Será implementada a reserva de 50% das vagas a candidatos(as) autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas e de pessoas com deficiência, egressos(as) da rede pública de ensino, levando-se em conta, também, a renda familiar bruta per capita. Para os candidatos e candidatas oriundos do campo. serão reservadas 25% das cagas de ampla concorrência (destinadas a pessoas não cotistas). Mais informações sobre o Sistema de Cotas e os formulários estão disponíveis no edital.

Procedimentos para a seleção
A seleção será por análise do histórico escolar. Para inscrição nos cursos integrados, os(as) candidatos(as) deverão informar as notas referentes ao 6º, 7º e 8º ano para as disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e de Matemática ou disciplinas equivalentes. Já para inscrição no curso subsequente, os(as) candidatos(as) deverão informar as notas referentes ao 1º e 2º ano para as disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e de Matemática ou disciplinas equivalentes.

Os(as) candidatos(as) inscritos(as) serão classificados(as) em ordem decrescente, considerando-se o seu coeficiente de rendimento nos componentes curriculares presentes na Ficha Modelo 18 ou Ficha Modelo 19, conforme o caso. O preenchimento das vagas obedecerá a esse critério de classificação.

Cronograma
O resultado preliminar está previsto para o dia 29 de março, e o dia 30 será destinado à interposição de recursos. A previsão é que o resultado final da seleção seja publicada no dia 31 de março, a partir das 10h.

As matrículas obrigatórias dos aprovados e das aprovadas serão nos dias 5 e 6 de abril, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, no Campus Vitória. As aulas terão início no dia 5 de abril.

Em caso de dúvidas, os candidatos e as candidatas podem entrar em contato com a comissão do processo seletivo através do e-mail ingresso@vitoria.ifpe.edu.br, ou pelo telefone (81) 3114-1952.

Confira abaixo o edital e os anexos:

PORTARIA IFPE/CVSA Nº 168, DE 22 DE MARÇO DE 2021 (EDITAL Nº OO3/2021 IFPE CVSA)

ANEXO A – OFERTA DE VAGAS

ANEXO B – CRONOGRAMA E ENDEREÇO DO CAMPUS