Campus Vitória disponibiliza guia sobre Linguagem Simples

Ação busca incentivar práticas que facilitem a compreensão de atos e decisões da Instituição

Já está disponível para a comunidade o “Guia para Comunicação Interna e Externa do IFPE-Campus Vitória de Santo Antão: Volume I – Linguagem Simples”. O material, elaborado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da unidade, pode ser acessado no link: https://www.ifpe.edu.br/campus/vitoria/comunicacao

A Ascom do Campus Vitória espera que o guia sobre Linguagem Simples contribua para o desenvolvimento de novas práticas na comunidade do Campus com o objetivo de facilitar a compreensão dos atos e decisões da Instituição por todos e todas.

O guia tem apenas 24 páginas, em que leitores e as leitoras encontrarão o que é Linguagem Simples, por que ela é importante, e o que a legislação brasileira diz sobre o tema. Também há um capítulo com as principais técnicas de Linguagem Simples e recomendações de cursos e referências para aprofundar o tema.

Textos mais simples

Além de disponibilizar o guia para a comunidade, a Ascom do Campus Vitória tem utilizado técnicas de Linguagem Simples nas matérias jornalísticas postadas no Portal e nas publicações em mídias sociais. A equipe também participou de cursos a distância sobre o tema, ofertados pela Escola Virtual do Governo, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Um levantamento realizado no início do mês com seguidores(as) do perfil do Campus no Instagram revelou que 90,3% dos(as) usuários(as) consideram as postagens fáceis ou muito fáceis de entender. 9% consideram difícil e 0,7%, muito difícil.

Clique aqui para acessar o levantamento.

Mapeamento de sugestões e críticas

A última parte do questionário foi um campo onde os usuários e as usuárias pudessem fazer críticas, elogios e sugestões. As respostas relacionadas à Comunicação estão sendo mapeadas e serão classificadas quanto ao impacto e a complexidade (se envolve outros setores, necessidade de recursos financeiros, de pessoas ou de tecnologia de informação). Em seguida, poderão ser adotadas pelo setor.

As sugestões e críticas que envolvem outras áreas serão compiladas e encaminhadas para os setores responsáveis.

Política de Comunicação
As ações desenvolvidas pela Ascom estão de acordo com os objetivos da Política de Comunicação do IFPE e buscam contribuir para o cumprimento dos indicadores de Comunicação no Planejamento Institucional.

“Iniciativas como o guia desenvolvido pela Ascom do Campus Vitória de Santo Antão são essenciais para o bom desenvolvimento da comunicação do IFPE. Em 2019 os comunicadores da instituição finalizaram a Política de Comunicação, que foi instituída pela Resolução Consup 24/2019, e um dos grandes objetivos da política é justamente facilitar a compreensão da comunicação, dos textos, mensagens da instituição. O guia vem cumprir esse papel e, ainda mais, contribuir para o cumprimento dos indicadores relativos à comunicação e atrelados ao planejamento institucional, como o cumprimento de metas de acessibilidade com mensagens simples, coesas e de compreensão facilitada”, explicou Carlos Domingues, chefe do Departamento de Comunicação (DCOM) do IFPE.