Campus Vitória passa a contar com Núcleo Olímpico

Grupo de docentes reuniu os esforços para divulgar e organizar competições científicas

Incentivar estudantes a participarem de competições científicas e somar os esforços dos professores e das professoras da Instituição que já desenvolvem ou têm interesse de desenvolver ações neste sentido. Esses são os objetivos do Núcleo Olímpico do Campus Vitória de Santo Antão, criado no início de 2021 por um grupo de docentes.

O núcleo é composto por Aguinalda Alves (Biologia), Danilo Cunha, Nieldy Miguel e Charles Turuda (Física), Hosana Ribeiro e Rodrigo Bezerra (Matemática), Clécio Gomes, Cláudio Perdigão e Wlisses Guimarães (Química). Os professores prestam auxílio mútuo na divulgação e na organização das competições científicas, como explicou o professor Turuda. “Por exemplo, todos os professores de Física do campus fazem parte do Núcleo. Portanto, eles podem ajudar a divulgar as olimpíadas junto a todos os alunos do Ensino Médio, já que as turmas são divididas entre eles”, disse o docente.

Além disso, o Núcleo Olímpico também concentrará materiais pedagógicos de preparação para as competições. “Provas anteriores de olimpíadas constituirão materiais impressos e em um banco de dados virtuais (drive) que estarão disponíveis para os professores poderem consultar e trabalhar com os estudantes. Alguns docentes ministrarão aulas preparatórias para algumas dessas olimpíadas. O espaço proposto, em momentos presenciais, é o Laboratório de Física e Matemática, no Prédio das Graduações. Virtualmente, provavelmente, será usado o Meet”, detalhou Charles Turuda.

Ainda de acordo com o professor, participar de competições de conhecimento é importante para os alunos e alunas, e também para a instituição, pois essas competições servem como avaliação externa. “As olimpíadas, apesar das especificidades, representam avaliações externas que servem de termômetro da qualidade da formação que praticamos no campus. Também têm a capacidade de fazer descobrir talentos nas diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo, alguns dos ex-participantes das olimpíadas de astronomia e de física atualmente cursam engenharia no Ensino Superior. Além disso, excelentes universidades têm modalidade de acesso ao Ensino Superior através de premiações em olimpíadas científicas. Há vagas também em universidades estrangeiras, pelo fato de algumas competições serem internacionais”, explicou o professor.

“Além disso, em particular, as olimpíadas fazem parte de alguns projetos desenvolvidos pelo IFPE. A Olimpíada Pernambucana de Física, a Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Pernambucana de Foguetes são organizadas pelo IFPE (Campus Recife, com auxílio de professores de outros campi e de outras redes). Outro ponto é que nossos estudantes já costumam se destacar nacionalmente nessas competições”, completou Turuda.

Como participar de Olimpíadas Científicas – Ao longo do ano são abertas várias olimpíadas científicas, em diversas áreas. Os alunos e as alunas que desejarem participar devem ficar atentos aos avisos dos professores, ao perfil do Clube de Ciências no Instagram e, ainda, aos perfis oficiais do Campus Vitória de Santo Antão nas mídias sociais.

USP oferece vagas para alunos premiados em competições de conhecimento
Unicamp divulga Edital das Vagas Olímpicas 2021
Alunos do IFPE Caruaru vão participar da Olimpíada Internacional de Geografia

IFPE comemora desempenho de estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica