Notícias
Campus Vitória retifica edital da seleção para Residência Agrícola
A retificação inclui os estudantes do curso técnico de Agroindústria nos requisitos
O IFPE Campus Vitória de Santo Antão publicou, nesta quinta-feira (13), uma retificação do edital para seleção de integrantes do Programa de Residência Profissional Agrícola, que é fomentado pelo Ministério de Agricultura e do Abastecimento (MAPA). Ao todo, são oferecidas sete vagas, voltadas para estudantes de cursos técnicos e superior, da área das ciências agrárias do Campus Vitória.
A retificação envolve a inclusão dos estudantes do curso técnico de Agroindústria nos requisitos (que não estava contemplado anteriormente) e a disponibilidade de vagas para os estudantes desse curso.
As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela Internet, através do formulário disponível no link: https://forms.gle/L8k9AwQG4Xu3dpe4A . O prazo para inscrições segue até este domingo (16).
Os(as) estudantes selecionados(as) para a Residência Agrícola receberão uma bolsa mensal de R$ 900,00 (para estudantes de nível médio/técnico) ou R$1.200,00 (para estudantes de nível superior), com carga horária de 40 horas semanais.
Como fazer a inscrição?
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet. Os candidatos e as candidatas deverão acessar o Google Formulário, disponível no link: https://forms.gle/L8k9AwQG4Xu3dpe4A , no período de 10 a 16 de julho de 2023.
Além do preenchimento das informações solicitadas no formulário, será necessário anexar os seguintes documentos:
I. Cópia de documento de identificação com foto;
II. Cópia do CPF;
III. Histórico atualizado/final do curso com Coeficiente de Rendimento Acadêmico.
IV. Currículo Lattes (link de acesso)
V. O comprovante de que o/a candidato/a está regularmente matriculado no IFPE – Campus Vitória de Santo Antão será solicitado após a seleção dos estudantes-candidatos;
Como será feita a seleção?
A depender do número de inscritos(as), será ministrado de forma remota um curso básico de aquicultura de 20h pelo professor coordenador do projeto. Em seguida, uma prova será aplicada e terá peso 5. A nota final do candidato(a) será obtida através da média ponderada do somatório da nota da prova (peso 5), do coeficiente global do histórico escolar (média com a nota de todas as disciplinas cursadas, que terá peso 2,5) e do currículo (peso 2,5).
Serão considerados aprovados no processo seletivo, os/as candidatos/as que obtiverem média final igual ou superior a 6,0. O candidato aprovado e não classificado fará parte de uma lista de espera e poderá ser convocado em caso de surgimento vaga. Em caso de empate, terá preferência o candidato mais velho.
Sobre as vagas
São ofertadas 7 vagas, ao todo, sendo 6 vagas no projeto “Capacitação Técnica para Fortalecimento da Aquicultura no Nordeste do Brasil”, coordenado pelo professor Reginaldo Florêncio da Silva Júnior, e 1 vaga no projeto “Capacitação Técnica para Fortalecimento da agricultura no Nordeste do Brasil”, supervisionado, orientado e coordenado pelo professor Renato Lemos dos Santos.
A vigência da bolsa será de 6 meses, com possibilidade de prorrogação de igual período condicionado à aprovação do orientador e coordenador do projeto.
O(A) candidato(a) que se inscrever para a vaga e não for contemplado(a) com bolsa será inserido(a) em um quadro de cadastro de reserva e poderá ser convocado enquanto o edital estiver em validade
Sobre o Programa Residência Profissional Agrícola
Promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do MAPA, o Programa de Residência Agrícola Profissional é destinado à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias na área de Aquicultura, no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado. O programa visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira.