Início do conteúdo

Ciclo de Atividades encerra Mês da Mulher nesta terça-feira (26)

A programação incluiu apresentação multicultural, conferência de abertura e rodas de conversa


IFPE Campus Vitória de Santo Antão, por meio do Núcleo de Estudos em Gênero e Diversidade (NEGED), realizou nesta terça-feira (26) o Ciclo de Atividades intitulado “Mulher: Relações Intersubjetivas e suas Implicações na Contemporaneidade”, marcando o encerramento do Mês da Mulher.

O evento, sediado no auditório do prédio central, ofereceu atividades que exploraram diversos aspectos da experiência feminina na sociedade atual. A programação incluiu apresentação multicultural, conferência de abertura e rodas de conversa e foi voltada para toda a comunidade do campus.

• Apresentação Multicultural: Dividida em três momentos, contou com a participação dos/das egressos/as Jhennyphe Seabra e Vinícius Lehi, que apresentaram algumas músicas (voz e teclado), dentre elas “Pagu”, de Rita Lee e Zélia Duncan, e “Sanfona Sentida”, uma parceria entre Dominguinhos e Anastácia. No segundo momento, Sâmia Gonçalves e Anaíra Mahin recitaram poemas relacionados ao universo feminino, enquanto no terceiro momento, Sumaya Bitencourtt encantou com sua apresentação musical (voz e violão).

• Conferência de Abertura: Com o tema “A Mulher na Política e em Outros Espaços de Poder”, foi conduzida pela escritora, advogada e vereadora de Recife, Cida Pedrosa, juntamente com os docentes Aline Sales e Rafael Oliveira.

• Roda de Conversa (manhã): Intitulada “Do Campo ao Campus: Trajetória da Mulher Campesina e sua Formação Profissional”, foi mediada pela professora Giselia Ferreira, acompanhada das alunas egressas Maria José Freitas e Manuela Santos, que compartilharam suas inspiradoras jornadas no campus e na vida.

• Roda de Conversa (tarde): Sob o tema “O Empoderamento Através da Resiliência e da Resistência”, marcou o encerramento do Ciclo de Atividades. Participaram como palestrantes as professoras Aline Sales e Tatiana Carvalho, ambas integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Estudos de Gênero, Educação de Diversidade (NEGED).

Por meio de apresentações culturais e rodas de conversa, o evento visou fortalecer o diálogo e o engajamento em torno das temáticas abordadas, buscando contribuir para mudanças positivas na sociedade.

 

 

Fim do conteúdo