Notícias
Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFPE Vitória
Evento segue até o dia 24 de outubro com palestras, oficinas, exposições e programação integrada às semanas técnicas do campus
O IFPE Campus Vitória de Santo Antão realizou, nesta segunda-feira (21), a abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O evento, que segue até 24 de outubro, reúne estudantes, servidores/as e visitantes em atividades como palestras, oficinas, mesas-redondas e exposições.
Apresentações culturais conectam arte e ciência
A cerimônia de abertura começou com apresentações culturais de estudantes, que conectaram arte e ciência. Os alunos e alunas do 2º E, acompanhados pelo professor de Arte Leonardo Araújo da Silva, interpretaram o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, estudantes dos cursos integrados em Agroindústria e Agropecuária apresentaram a canção “Mar”, de Bea Duarte, e o Grupo de Dança do Campus realizou uma performance que encantou o público.
Mesa de honra reúne gestores/as e convidados/as
Após as apresentações, foi composta a mesa de honra, formada por gestores/as e convidados/as, incluindo a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Gabriela Lins Falcão, representando o reitor do IFPE José Carlos de Sá Júnior; o Diretor-Geral do Campus Vitória, Lucas Dantas; o Presidente da 22ª SNCT, Álison Borges; o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura em Pernambuco, José Bezerra Tenório Filho; e os/as representantes das semanas acadêmicas integradas: Eduardo Santos (SEMAGROTEC), Wellington Silva (Agronomia), Alcilene Samay (Zootecnia) e Ronaldo Dionísio (Licenciatura em Química). Registraram presença ainda Darlany Benedita Cabral, chefe da divisão da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Pernambuco; Maria Efigência de Queiroz, presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco; a gestora de pesquisa do CAV/UFPE; e representantes dos campi de Olinda e Barreiros.
Discursos destacam ciência, união e parceria
Durante a solenidade, a Pró-Reitora Gabriela Lins Falcão destacou a importância da participação ativa dos estudantes na ciência:
“Aproveitem essa oportunidade, façam ciência, liguem-se a grupos de estudo e pesquisa.”
Em sequência, o Diretor-Geral Lucas Dantas reforçou o papel da união e do trabalho coletivo na realização do evento:
“Diante das adversidades, a maior força da instituição é a nossa união. A realização da SNCT é apenas a ponta do iceberg de um grande trabalho realizado durante o ano. Nada está isolado, tudo está conectado.”
Na mesma linha, o Presidente Álison Borges destacou a parceria como elemento fundamental para concretizar a semana de ciência:
“Muitas mãos trabalhando, muitas cabeças pensando. Quando se trabalha em parceria, o resultado é sempre surpreendente.”
A importância da cultura oceânica e da preservação ambiental também foi enfatizada pelo Superintendente José Bezerra Tenório Filho, que chamou atenção para a relevância do oceano como fonte de vida e alimento:
“O oceano é vida, ajuda a regular o clima e é fonte de alimentos. É fundamental incutir a cultura oceânica na nova geração, garantindo o uso sustentável dos recursos. O aquecimento das águas compromete a vida marinha e humana a médio e longo prazo.”
Palestra
Encerrando as atividades da manhã, a palestra “A importância dos oceanos e da cultura oceânica em tempos de mudanças climáticas”, ministrada por Flávia Lucena Frédou, diretora científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), abordou questões relacionadas ao tema central da SNCT 2025.
Exposições e atividades paralelas
Paralelamente à programação, estão sendo realizadas exposições temáticas no campus, com destaque para a mostra de livros instalada no corredor da Secretaria Escolar e para a exposição de tratores e maquinários agrícolas, montada no pátio do prédio central, além de diversos stands organizados pelos/as estudantes, que abordam diferentes temas das semanas acadêmicas.
Integração com outras semanas acadêmicas
Nesta edição, a SNCT também integra outros eventos institucionais, ampliando as oportunidades de aprendizado e troca de experiências. Fazem parte da programação:
- SEMAGROTEC – Semana da Agroindústria
- Semana da Agronomia
- Semana de Zootecnia
- Semana da Licenciatura em Química
Apoio: A SNCT 2025 conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
>> Confira a programação completa: https://www.even3.com.br/22-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-snct-do-ifpe-campus-vitoria-de-santo-antao-632876/