Começa o II Encontro de Zootecnia do IFPE

Evento acontece nesta terça (16) e quarta-feira (17), no Campus Vitória

Começou, nesta terça-feira (16), o II Encontro de Zootecnia do IFPE, no Campus Vitória de Santo Antão. A programação conta com palestras, exposição de animais e terminará com uma gincana rural, na quarta-feira (17).

Pela manhã foi realizada a abertura oficial e as palestras: “Bubalinocultura: uma alternativa para a pecuária de Pernambuco”, com o professor José Marcos de Freitas (IFPE-Vitória), e “Conservação e valorização do Cavalo Nordestino”, com Neila Ribeiro (Instituto Nacional do Semiárido – INSA). Na área em frente ao prédio central está acontecendo exposição de animais.

A programação da tarde começou com a palestra “Fatores que influenciam as características de carcaça de bovinos”, com Safira Valença (UFAPE). Ela explicou os diversos fatores que influenciam no ganho de peso do animal e nas características de carcaça dos bovinos que serão abatidos. “Cabe os técnicos identificarem quais as exigências do mercado e o valor pago pelo produto, para assim garantirem o fornecimento de um produto seguro e que atenda à demanda do mercado consumidor”, explicou Safira Valença.

Em seguida, os alunos(as), servidores(as) e visitantes assistiram à palestra do auditor fiscal federal agropecuário Manoel Leôncio da Penha Filho sobre “Agronegócio X Consumidor X Laboratório Federal de Pernambuco”.

O II Encontro de Zootecnia do IFPE continua na quarta-feira (17), a partir das 8h. Estão previstas mais três palestras e uma gincana rural.