Começam festividades de aniversário do IFPE Vitória

Campus completa 69 anos nesta sexta-feira

As festividades do aniversário de 69 anos do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão começaram nesta quinta-feira (1º) com Feira Agroecológica, Festival de Vôlei de Praia e solenidade de abertura.

A Feira Agroecológica do Espaço Territórios Livres aconteceu no hall do prédio das graduações. Na feira serão comercializados vários produtos saudáveis, produzidos por mulheres agricultoras familiares e assentadas de reforma agrária que produzem seguindo os princípios da Agroecologia nos municípios de Lagoa de Itaenga e Tracunhaém, na Mata Norte de Pernambuco.

Nesta manhã também aconteceram os jogos do I Festival de Vôlei de Praia, na quadra de areia. As duplas femininas iniciaram o festival e, em seguida, aconteceram os jogos das duplas masculinas. As duplas que terminaram nas primeiras colocações vão representar o Campus Vitória nos Jogos Intercampi.

Cerimônia de abertura e festival
A cerimônia de abertura teve início com o recital do professor Rafael Setestrelo, que apresentou poemas recitados pelo LiterAtos ao longo de 11 anos de existência. Em seguida, a pedagoga Carla Eugênia leu um texto seu em homenagem ao Campus Vitória de Santo Antão. “O que há de mais bonito em nosso Campus são as relações construídas, as histórias compartilhadas”, disse.

Compuseram a mesa de honra o reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá; o diretor-geral, professor Mauro França; o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), professor Clécio Gomes; a coordenação da Coordenação-Geral de Atendimento ao Educando, Fernanda Dantas; o representante da empresa terceirizada, Djalma Cabral; a presidente da comissão do Aniversário do Campus Vitória, Silvana Muniz ; e o egresso Tiago Edvaldo Santos Silva, hoje professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Durante a cerimônia foi exibido o documentário “O Campus em Narrativas” produzido pela aluna Letícia Leocádia Alves (5°F). O vídeo apresentou diversos depoimentos de estudantes, servidores, funcionários terceirizados, além de mostrar o dia a dia dos(as) estudantes. Alunos e alunas também leram poesias para homenagear os 69 anos do campus.

“Essa instituição tem uma grande história de transformação de pessoas, de histórias de vida. Uma satisfação participar da comemoração e registrar a importância dessa instituição para a cidade e para a região”, disse reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá.

O egresso do Campus Vitória e hoje professor do IFAM, Tiago Edvaldo, contou sua história e falou da importância da educação pública para a transformação das pessoas e da sociedade. “O IFPE Campus Vitória não é tijolo, cimento, estrutura. O IFPE Campus Vitória são as pessoas, e são essas pessoas que nos salvam no dia a dia”, disse.