Curso de Agronomia conquista conceito 4 no Enade

Resultado do Conceito Enade (CE) foi divulgado pelo Inep na terça-feira (20)

O curso superior de Bacharelado em Agronomia do Campus Vitória de Santo Antão foi avaliado com o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2019. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última terça-feira (20) e apresentam o curso como um dos principais de Pernambuco e da região Nordeste neste indicador de qualidade.

O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir do desempenho dos(as) estudantes no Enade. Os resultados obtidos pelos alunos e alunas nas provas são convertidos em uma escala que vai de 1 até 5, sendo 5 o conceito mais alto da avaliação. Nesta edição do exame, realizada em 2019 e publicada terça-feira, no Campus Vitória, apenas o curso de Agronomia foi avaliado.

Dos 7 cursos de Agronomia ofertados em Pernambuco, somente um recebeu 5, quatro receberam o conceito 4, um recebeu o conceito 3, e outro, 2. Entre os seis cursos dos CEFET/IF no Nordeste, o curso de Agronomia do Campus Vitória foi um dos dois únicos avaliados com conceito 4 (os demais obtiveram o conceito 3). Em nível nacional, o conceito 4 foi o segundo mais frequente (32,8%, correspondendo a 98 cursos), sendo o resultado obtido por 16 dos 62 cursos de Agronomia do Nordeste, o que corresponde a 35,6% dos cursos avaliados na região. Para acessar o relatório completo, com todos os dados da avaliação de Agronomia, clique aqui.

O Campus Vitória de Santo Antão parabeniza os estudantes e as estudantes do curso pelo desempenho, bem como todo corpo docente, administrativos(as), terceirizados(as) e estagiários(as) que contribuem para o funcionamento do curso.

Desempenho individual  – Os resultados de desempenho individuais e identificados no Enade 2019 são disponibilizados exclusivamente ao concluinte que participou da prova. O Boletim de Desempenho Individual do Estudante pode ser acessado pelo Sistema Enade, após login com CPF e senha criada no momento do cadastro.

Indicadores de Qualidade – Vale ressaltar que Conceito Enade não é o único indicador de qualidade do ensino superior. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, anualmente, quatro indicadores: Conceito Enade (CE), Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Para saber mais, clique aqui.

>> Entenda como a nota é calculada
>> Confira o relatório dos cursos de Agronomia