Egresso é aprovado para lecionar em universidade nos EUA

Wellison Jarles foi estudante do curso de Agropecuária de 2004 a 2006

O egresso do Campus Vitória de Santo Antão, Wellison Jarles da Silva Diniz, concluinte do curso técnico em Agropecuária no ano de 2006, foi aprovado para exercer as funções de professor assistente e pesquisador em Genômica Animal no Departamento de Ciência Animal da Auburn University, em Auburn, Estados Unidos.

Natural da cidade de Orobó, Wellison ingressou na nossa instituição em 2004, quando ela ainda era Escola Agrotécnica Federal (EAF). Ele foi aluno do curso técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, e era residente do Campus.

“Interessante que a placa de formatura a turma dele se chama ‘A distância nos separa, mas o pensamento nos une’. Isso eu quero dizer a Wellison, que foi aluno ainda no período de Escola Agrotécnica, quando não havia todos os programas de Assistência Estudantil que hoje temos como Instituto Federal, e ele participava de uma bolsa em que os alunos prestavam serviço na escola, ou na biblioteca, ou no refeitório. E Wellison ajudou na coordenação de produção (CGP). Aqui no campus, ele encontrou um ambiente fértil para sua área de interesse, e nós ficamos felizes com o seu crescimento profissional. Isso nos alegra e nos une no pensamento”, disse o diretor-geral do Campus, professor Mauro França.

Zootecnista pela Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE), Wellison é mestre em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Entre 2015 e 2019 cursou o doutorado em Genética e Evolução, também na UFSCAR, com um período de “doutorado sanduíche” na Technical University of Denmark, em Lyngby, na Dinamarca. Desde 2020 e até este mês, ele cursa o pós-doutorado no Departamento de Ciência Animal da North Dakota Staate University, em Fargo, Estados Unidos.

De acordo com informações no site da UFAPE, Wellison irá lecionar, na Auburn University, a disciplina de Melhoramento Genético Animal na graduação de Zootecnia (Animal Sciences), com início do semestre em setembro de 2021.

* Com informações da UFAPE