ENEXT celebra cultura e responsabilidade social

Abertura do evento aconteceu nesta terça-feira, no Campus Vitória de Santo Antão

A sexta edição do Encontro de Extensão (ENEXT) do IFPE teve início nesta terça-feira (04), no Campus Vitória de Santo Antão. Contando com a participação de caravanas de estudantes de diferentes campi da instituição, o evento contou com apresentações culturais, lançamento de livros e mesas nas quais a atividade extensionista desenvolvida no Instituo era a protagonista.

A apresentação de “O Reino de Majoléu”, pelo Grupo LiterAtos, deu início às atividades. Recorrendo aos personagens de da cultura popular nordestina e ao som de instrumentos como a rabeca, o pandeiro e a sanfona, o grupo (formado por servidores e estudantes do Campus Vitória) interagiu com a plateia e chamou a atenção dos presentes.

Em seguida, já no auditório do recém-inaugurado Bloco da Graduações, a mesa solene contou com a participação do diretor-geral do Campus Cabo de Santo Agostinho, Daniel Assunção (na ocasião representando a reitora do IFPE, Anália Ribeiro); o diretor-geral do Campus Vitória de Santo Antão, Mauro França; a pró-reitora de Extensão do Instituto, Ana Patrícia Falcão; o coordenador de Extensão do campus, Renato Leão; e o aluno Douglas Sampaio, representante da comunidade estudantil. “Dezembro marca os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a realização do ENEXT, sendo a extensão uma das importantes devolutivas que a instituição entrega para a sociedade”, comemorou Daniel.

A firmação de mais parcerias entre a instituição e outras organizações marcou o início das atividades do Encontro: o primeiro dia do ENEXT também foi a ocasião para a assinatura de acordos de cooperação técnica entre a instituição e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), a Associação de Cooperação Agrícola do Nordeste (Acanor) e a Editora Expressão Popular.

Na sequência da programação, a mesa “O Papel da Extensão na Construção do Conhecimento”, mediada por Ana Patrícia, contou com a participação dos professores Marcelo Miranda e Rômulo Araújo, ambos do Campus Recife. Enquanto a explanação do primeiro explorou processo de implementação e difusão de mapas táteis, proporcionando melhor aprendizado para deficientes visuais, a fala do segundo ressaltou a experiência das atividades do grupo RailBee, no qual ensino, pesquisa e extensão caminham juntos, tendo como resultados experiências de excelência acadêmica. “Estes esforços mostram que a extensão dialoga diretamente com a responsabilidade social”, reforçou a mediadora.

Em seguida, já no fim da tarde da terça, foi a vez do lançamento dos livros “A La Ursa Quer em Euro e outros contos de carnaval”, escrito pelo jornalista Hugo Peixoto, e “Pirritança”, do professor Rafael Oliveira, ambos do Campus Vitória de Santo Antão. O terceiro livro lançado na ocasião foi “EMPRETEC: A origem e a prática da formação empreendedora”, do professor do Campus Recife Fernando Coelho.

À noite, os trabalhos seguiram com a apresentação do Coral Quatro Cantos, formado por membros da comunidade acadêmica do Campus Olinda, e a mesa “A Construção do Conhecimento e os Desafios entre as Desigualdades: um olhar a luz do ensino, pesquisa e extensão”, que contou com a participação dos pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFPE, respectivamente, os professores Assis Leão, Mário Monteiro e Ana Patrícia Falcão.

Para Ana Patrícia, o saldo do primeiro dia do evento foi mais que positivo, uma vez que a construção coletiva característica da prática extensionista permeia toda a programação do Encontro “Teremos três dias de muito conhecimento em diversas áreas, com valorização da cultura e exposição de vários trabalhos muito importantes desenvolvidos na instituição”, declarou ela.

PROGRAMAÇÃO | O ENEXT 2018 segue com programação até dia 06, com oficinas, Feira de Saberes e Sabores, comunicações orais, visita guiada, minicurso e mais mesas redondas. O evento ainda conta com a realização da Mostra Integrada de Cultura e Arte (MICA) e do Workshop de Emprego, Estágio e Egressos. Abaixo, confira:

=> Enext 2018

=> Workshop de Emprego, Estágio e Egressos