Estudantes contam com acolhimento emocional durante quarentena

Atendimento é realizado pela psicóloga do campus, por e-mail

O período de isolamento social que estamos atravessando devido à disseminação do novo coronavírus e à Covid-19 pode gerar em nós sensações de aprisionamento, ansiedade, insegurança quanto ao futuro e outros sentimentos. Contar com um acolhimento emocional neste momento atípico é fundamental, e no Campus Vitória de Santo Antão este atendimento a estudantes e servidores(as) está sendo realizado através do e-mail , com a psicóloga Alessandra Xavier.

A iniciativa teve início na última segunda-feira (27), em todos os campi do IFPE, com o objetivo de ampliar a comunicação entre as profissionais e a comunidade durante este período (clique aqui  para saber mais) . “Vivemos um momento atípico onde não podemos sair de casa, numa quarentena de isolamento em prol do coletivo. No entanto, essa condição nos gera, inevitavelmente, sensação de aprisionamento, ansiedade, insegurança quanto ao futuro, entre outros pensamentos e sensações”, explicou Alessandra Xavier.

“Disponibilizamos um e-mail institucional para todos aqueles que precisam de orientação e apoio psicológico. Se precisar, não hesite em escrever. Lembre-se: você não está sozinho”, disse a psicóloga.

Ela explicou que uma medida importante durante este período é estabelecer uma rotina, que distribua atividades obrigatórias e de lazer durante o dia. “Estamos sempre afirmando que não temos tempo para nós, que nossa rotina é intensa e não nos sobra muito tempo para as ações prazerosas. Talvez tenha chegado essa hora: de parar, oportunizar-se para reavaliar seus projetos de vida, ressignificar aqueles que estão vigentes, buscar leituras e cursos edificantes que nos reciclem e nos aperfeiçoem. Adotar uma rotina – mesmo que elementar – como horários para executar suas atividades obrigatórias, de lazer e prazer também. Essa dinâmica trará uma sensação de “normalidade”, gerando acalento e estabilidade emocional”, ressaltou Alessandra.