Estudantes realizam oficinas em Sítio Cacimbas

Atividades foram realizadas por alunos(as) do 9º período de Agronomia

Estudantes do curso superior em Agronomia realizaram quatro oficinas na comunidade de Sítio Cacimbas, zona rural de Vitória de Santo Antão, na última quarta-feira (3). As atividades fizeram parte da disciplina Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, conduzida pelo professor Vinícius Gomes.

Foram realizadas as oficinas de Análise de Solo, Utilização de Cobertura Morta, Uso de EPI na Aplicação de Produtos Fitossanitários e Inoculação de Rizóbios em Leguminosas. “Para o Desenvolvimento Sustentável, esse compartilhamento de conhecimento entre a academia e os agricultores é fundamental, porque se vivencia na prática aquilo que é abordado em sala de aula, e os agricultores aprendem práticas simples que antes não tinham acesso, e assim podem melhorar suas realidades”, comentou o professor Vinícius.

O docente explicou ainda que os estudantes poderão, ao longo da disciplina, por em prática o conhecimento construído ao longo do curso, e que a escolha das oficinas é feita a partir da experiência dos grupos e das dificuldades encontradas nas comunidades em outras visitas.

As oficinas foram realizadas na sede da Associação dos Produtores Rurais de Sítio Cacimbas e Círculo Vizinho e no ônibus-escola do Campus Vitória. “Essa interação é uma experiência importante, porque o Campus traz o conhecimento para a prática com os agricultores. Ao longo do curso de Agronomia, várias demandas da comunidade puderam ser solucionadas a partir de atividades com os estudantes”, disse Severino Félix, presidente da Associação e aluno do 9º período de Agronomia.

Para o próximo semestre está prevista a realização de oficinas no assentamento Luíza Ferreira, em São Lourenço da Mata, também como parte da disciplina. Durante as atividades no Sítio Cacimbas, foram gravadas imagens para o vídeo institucional do Campus Vitória.

>> Clique aqui para saber mais sobre o curso de Agronomia.