Evento celebra Dia da Consciência Negra

Programação conta com apresentações culturais, oficinas e palestras, nos próximos dias 20 e 21

Estudantes do Campus Vitória de Santo Antão, através do Grêmio Estudantil Professora Sandra Moura, realizam, nos próximos dias 20 e 21, um evento para celebrar o Dia da Consciência Negra. A programação conta com apresentações culturais, oficinas e palestras.

A abertura do evento está prevista para as 9h da próxima segunda-feira (20), no auditório do prédio central. Entre as 9h30 e as 11h haverá apresentações de teatro e exibição de vídeos. Após o almoço, a partir das 13h30, será realizada mais uma apresentação e, em seguida, serão realizadas oficinas – das 14h às 15h30.

Na terça-feira (21) as atividades começam às 9h, com canto africano. Ainda pela manhã, será proferida a palestra “Sob a égide das muitas faces de Deus: o problema da intolerância”, com o professor Marlon Oliveira, doutorando em Ciências da Religião (UNICAP), seguida por apresentação teatral. A segunda palestra do dia terá início às 13h30 e será sobre o tema “A construção do histórico social do racismo no Brasil: diálogos com a história”, ministrada pelo professor José Filipe Teixeira Carvalho (IFPE).

O 20 de novembro foi instituído como Dia da Consciência Negra pela lei Nº 10.639, de 2003. A data foi escolhida em memória a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695.

>> Confira aqui programação.