IFPE tem dois projetos aprovados no Programa de AgroResidência

Propostas foram 1ª e 5ª colocadas entre as cinco selecionadas em todo Brasil

Duas das cinco propostas aprovadas no  Programa de Residência Agrícola Profissional – AgroResidência 2022 para Aquicultura são do IFPE-Campus Vitória de Santo Antão. O resultado final do edital de chamamento público (Nº01/2022) foi publicado nesta sexta-feira (23) pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O projeto “Capacitação Técnica para Fortalecimento da Aquicultura no Nordeste do Brasil”, coordenado pelo professor Reginaldo Florêncio, o obteve a primeira colocação entre os selecionados, com a pontuação de 38.33. O projeto  “Tecnologias sustentáveis e promoção da segurança alimentar no semiárido de Pernambuco por meio da Piscicultura e Aquaponia”, coordenado pelo professor José Carlos da Costa  obteve a 5ª colocação, com pontuação 35.33).

Além dos dois projetos da unidade de Vitória de Santo Antão, foram aprovadas propostas do Instituto Federal do Acre (IFAC), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com o edital do Programa, os projetos selecionados receberão recursos para pagamentos de bolsas e custeio de realização de reuniões e participação em congressos, seminários e outras atividades. Os valores das bolsas serão pagos pelo período de até 12 parcelas mensais. A carga horária dos(as) bolsistas será de 40 horas semanais e o professor deverá orientar entre 5 e 10 bolsistas simultaneamente.

“Mesmo tendo a certeza de ofertar uma formação teórica e prática melhor que recebi, sinto a falta de espaços que integrem de modo mais consistente os componentes da matriz curricular dos nossos cursos técnicos e que propiciem a experiência da dinâmica do mundo do trabalho, nas suas mais diversas dimensões (planejamento e acompanhamento de produção e de pesquisa; coleta, interpretação de análises de solo e recomendação de correção; inspeção de campo de produção; recomendação de insumos aquícolas e mercado, etc). Com a proposta de oferecer essa experiência a estudantes e recém-egressos, surge o Programa de AgroResidência em Aquicultura, cujo objetos do edital de seleção de recomendações para o programa estão alinhados com este objetivo”, disse o professor Reginaldo Florêncio.

“Ficamos felizes com as aprovações e com o papel que o IFPE representa no Programa. No primeiro edital de Residência Profissional Agrícola, tivemos duas propostas aprovadas e agora em um edital específico para Aquicultura, das cinco propostas aprovadas, duas são do IFPE. Sem dúvida nenhuma, somos referência para o Brasil”, disse o professor José Carlos da Costa.

Sobre o Programa AgroResidência – Promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, este edital do Programa de Residência Agrícola Profissional é destinado à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias na área de Aquicultura, no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado.

O programa visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira.

>> Confira aqui o resultado final do edital de chamamento público (Nº01/2022) – Programa AgroResidência