Notícias
IFPE Vitória inicia primeiras turmas de Especializações
A aula inaugural dos cursos foi realizada na última sexta-feira (22)
O IFPE Campus Vitória de Santo Antão realizou a aula inaugural das primeiras turmas das pós-graduações lato sensu em Ciências Humanas, Filosofia e Educação e em Tecnologias Sustentáveis nas Ciências Agrárias, na noite da última sexta-feira (22). A solenidade contou com a presença de estudantes, professores/as e gestores do IFPE, e foi marcada por homenagens ao professor Willams Araújo.
A aula inaugural foi ministrada pelo professor Rafael Setestrelo, junto com o grupo LiterAtos. O título da apresentação foi “LiterAtos no Reino da Mata Centro”. A cerimônia de abertura contou com a presença do coordenador de pós-graduação do IFPE, Gueber Santos; do diretor-geral do Campus Vitória, Lucas Dantas; do diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), Leonildo Leal; do coordenador de Pesquisa do Campus, Etelino de Melo; além dos professores Rogério ALves de Lima, coordenador do curso de Ciências Humanas, Filosofia e Educação, e Cláudio Augusto Uyeda, coordenador do curso de Tecnologias Sustentáveis nas ciências Agrárias.
Homenagem
Durante a solenidade de abertura das turmas, o professor Charles Tutura e a professora Elaine Santos prestaram uma homenagem ao professor Willamis Araújo, que faleceu em 2024. O professor Willamis foi um dos idealizadores da pós-graduação em Ciências Humanas, Filosofia e Educação, e atuou na elaboração do curso. Agora, o auditório do prédio das graduações passa a se chamar Auditório Willamis Aprígio de Araújo. A placa em homenagem ao professor foi recebida pelo professor Lucas Dantas.
Verticalização
Para o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus, professor Etelvino de Melo, o evento de abertura das turmas de pós-graduação simboliza um passo importante para o IFPE campus Vitória de Santo Antão, pois caracteriza a missão de verticalização, como proposta do IFPE.
O curso de Ciências Humanas, Filosofia e Educação tem como objetivo promover a qualificação de professoras e professores portadores de licenciatura ou bacharelado, possibilitando a continuidade do seu desenvolvimento acadêmico na área das Ciências Humanas e suas tecnologias, numa perspectiva de aperfeiçoamento e atualização do fazer docente.
Já o curso de Tecnologias Sustentáveis nas ciências Agrárias tem o objetivo de formar recursos humanos qualificados, com perfil adequado, capazes de analisar os arranjos produtivos com o uso de tecnologias sustentáveis apropriadas para transformar a realidade rural, respeitando os valores sociais e culturais e a conservação do meio ambiente, e promover a produção de conhecimento, como o desenvolvimento de produtos voltados às tecnologias sustentáveis nas ciências Agrárias.