IFPE Vitória participa de I Feira de Sustentabilidade de Lagoa do Carro

Evento foi a culminância de atividades desenvolvidas em parceria desde agosto

Estudantes e servidores participaram da Caravana de Extensão do IFPE Campus Vitória de Santo Antão visitou a I Feira de Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação do município de Lagoa do Carro. O evento foi promovido pela Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Gemas) e pela Secretaria e Educação municipais, em parceria com nosso campus.

Além de participar como expositor, o IFPE Vitória também avaliou os projetos desenvolvidos por professores e professoras junto com estudantes do ensino fundamental sobre os diversos temas relacionados à feira. Ao todo, 9 escolas apresentaram os trabalhos na feira, e boa parte das 17 escolas e creches da rede municipal de Lagoa do Carro visitaram o evento.

“Essa feira teve um diferencial em relação às outras que participamos, uma vez que nós atuamos na qualificação dos professores e das professoras, oferecendo uma imersão em Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação. Esses docentes retornaram para as escolas para desenvolver os projetos e a Feira foi um momento muito rico de culminância dessas atividades. Para nós do IFPE Vitória também foi uma oportunidade para estreitar as relações com o município de Lagoa do Carro”, explicou a coordenadora de Extensão, Ana Patrícia Falcão.

“A nossa equipe teve a ideia, e junto com a Secretaria de Educação desenvolvemos este projeto com o objetivo de envolver estudantes e professores. Eles tiveram pouco tempo, mas apresentaram os projetos desenvolvidos nas escolas e que podem ser implantados também nas comunidades”, comentou Talita Menezes, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Na sede da Gemas, os(as) estudantes e servidores(as) foram recepcionados com um almoço e participaram da Trilha das Sabiás, área que fica próxima à Gerência.

“Nós vamos continuar desenvolvendo outros projetos e ações conjuntas com Lagoa do Carro, e o próximo passo é trazer estudantes para conhecer nosso campus durante nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)”, antecipou Ana Patrícia Falcão.

Imersão – Em agosto deste ano, professores e professoras da rede municipal de Lagoa do Carro participaram de uma imersão em Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação no IFPE Campus Vitória de Santo Antão. A proposta da imersão foi estimular a criatividade e ampliar as vivências dos/as professores/as para a elaboração dos projetos.