IFPE Vitória tem novo ônibus para transporte de estudantes

Confira os detalhes da compra e as características do veículo

O IFPE Campus Vitória de Santo Antão recebeu um novo ônibus para o transporte escolar, na última terça-feira (23). O veículo tem capacidade para transportar 44 passageiros adultos sentados e é equipado com plataforma elevatória, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência, idosas ou com mobilidade reduzida.

A compra do ônibus escolar foi realizada com recursos próprios (do orçamento de 2023), com complementação de recursos da Reitoria do IFPE. O valor final do veículo foi de aproximadamente R$ 690.000,00 (seiscentos e noventa mil reais), e o processo de aquisição foi iniciado durante a gestão do ex-diretor, professor Mauro França.

“Estamos trazendo este novo ônibus para nossa comunidade, nos 70 anos do Campus Vitória. Acredito que seja um belo presente aos estudantes”, disse o diretor-geral do IFPE Vitória, professor Lucas Dantas, em vídeo publicado em sua rede social. Ele também Agradecer ao professor Mauro França, ao reitor José Carlos de Sá, e à Proad (Pró-reitoria de Administração), na época gerida por Rozendo França”

Qual será o uso
O novo ônibus do IFPE Vitória atenderá a demanda de transporte diário dos(as) estudantes, nos itinerários da cidade para o campus e do campus para a cidade. Por ser do tipo Ônibus Rural Escolar Grande (ORE-3), com carroceria planejada para percorrer estradas de difícil acesso, ele também será usado para deslocamentos em visitas técnicas nas comunidades circunvizinhas.

Conforto e segurança para estudantes
A aquisição do veículo era uma necessidade antiga do Campus Vitória, pois um dos ônibus utilizados para o transporte escolar já tem 26 anos de uso. “Depois de um ano de muito esforço, nós estamos entregando um equipamento de qualidade, que vai garantir conforto e segurança aos nossos estudantes”, ressaltou o diretor de Administração e Planejamento (DAP), Juan Nunes no vídeo.

Preservação do Patrimônio
O novo ônibus será emplacado, adesivado e, em algumas semanas entrará em circulação. O chefe do Setor de Transportes, Hélder da Mata, lembrou a importância de os(as) estudantes cuidarem do transporte para que ele atenda nossas necessidades por muitos anos. “A gente espera que nossa comunidade preserve esse ônibus: nada de riscar, amassar, rasgar banco. Preservem e façam bom uso desse equipamento”, disse no vídeo.