Início do conteúdo

II SIMAS: Palestras, exposição de trabalhos e feirinha

À tarde serão realizadas mais duas palestras e apresentação cultural


O auditório do Campus Vitória de Santo Antão ficou lotado, na manhã desta terça-feira (10), para as palestras do II Seminário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SIMAS). O segundo dia de programação do evento também contou com exposição de trabalhos e feirinha de Agricultura Familiar, em frente ao prédio central. 

A primeira palestra do dia tratou da utilização da palma forrageira na alimentação de pequenos ruminantes, e foi ministrada pela professora Érica Lopes, ex-docente do Campus Vitória, hoje na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em seguida, o professor Erick Viana falou sobre empreendedorismo, inovação e criatividade e a importância destes para uma sociedade sustentável. 

A professora Suely Ugiette encerrou a programação da manhã com uma palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos na Agricultura Familiar. Ela apresentou situações de má gestão dos resíduos identificadas em áreas rurais e, ainda, em feiras e falou da importância da formação e das orientações em busca de soluções. “É preciso refletir como o trabalho técnico de vocês pode transformar essa situação”, disse. 

Enquanto os(as) participantes acompanhavam as palestras no auditório, o movimento também era grande nos estandes de exposição de trabalhos e feirinha de agricultura familiar. Estudantes do Campus Vitória apresentaram banners de trabalhos desenvolvidos em comunidades rurais de Vitória de Santo Antão e de Serra Tralhada através do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAs – Campus Vitória de Santo Antão), ao lado de agricultores familiares da comunidade de Cacimbas, que trouxeram seus produtos em transição agroecológica. 

O projeto Refloresta Já, desenvolvido por voluntários em Vitória, apresentou aos visitantes o trabalho que tem realizado desde abril deste ano. Já estudantes do curso subsequente em Agroindústria do Campus Belo Jardim apresentaram o sabão ecológico – feito a partir de óleo de fritura – e o desinfetante. As técnicas para a produção destes produtos de limpeza serão apresentadas nesta quarta-feira (11), durante um minicurso. 

À TARDE

A programação continua nesta tarde com as palestras: “A importância da educação na formação do ser humano sustentável”, com a reitora do IFPE, professora Anália Ribeiro; e “Sustentabilidade no setor sucroalcooleiro”, com Iêdo Teodoro (UFAL). Para encerrar as atividades do dia, haverá apresentação cultural, com o Forró Terra Preta.

Fim do conteúdo