LiterAtos recebe dois prêmios na 22ª edição da MOSTEV

Grupo levou os prêmios de Melhor Maquiagem e Ator Revelação – para Eronildo Arruda

A apresentação do sarau “O Povo & o Chão – o sarau mais arretado do mundo” na 22ª edição da Mostra de Teatro da Vitória – MOSTEV rendeu ao grupo LiterAtos dois prêmios: Melhor Maquiagem e Ator Revelação, para o estudante Eronildo dos Santos Arruda, do 6º período F (Agroindústria). O jovem, que interpreta o personagem Pantaleão, disse que ficou surpreso com a premiação e destacou a importância do sarau para trazer à tona questões da história do Brasil que não podem ser esquecidas.

Eronildo conta que desde criança gosta de ler. O interesse por literatura o levou a fazer leituras dramatizadas e contação de histórias infantis, até que neste ano entrou para o grupo LiterAtos, onde começou a se aprofundar nesses assuntos e a praticá-los. No sarau ele atua e canta, dando vida a um palhaço crítico, irônico e ácido. “Foi meu primeiro contato com a MOSTEV, que eu conhecia, mas nunca havia ido. Nós nos preparamos muito, porque uma coisa é se apresentar internamente e outra é se apresentar diante de uma comissão julgadora. Não esperava que fosse receber o prêmio”, disse.

A maquiagem, também premiada no festival, foi feita pela estudante Maria Clara, que integra o grupo desde o ano passado. “O LiterAtos é importante pois proporciona ao público o contato com parte da história brasileira que diz respeito aos trabalhadores e as pessoas menos favorecidas e afastadas pelo sistema, com temas e questões que geralmente não são abordados pelos historiadores ou por quem domina as estruturas de poder, mas que não podem ser esquecidos: Canudos, a trajetória dos trabalhadores rurais de Vitória de Santo Antão e o que é ser um homem negro ou uma mulher negra em nosso país”, destacou Eronildo.

APRESENTAÇÃO – O grupo LiterAtos volta a se apresentar neste sábado (5), no festival REC’n’Play 2019, na rua da Moeda, às 14h30, e é gratuita. Confira a programação completo do evento em: https://www.recnplay.pe/